Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
Autor(es): Thalita Caroline Lima
primer Tutor: Paulina Maria Maia Barbosa
Resumen: A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.
Abstract: The evaluation for learning in Science Education by research has been pointed out as a little-discussed theme in teaching training courses, leading consequences for its effectiveness in classroom context. Considering the need to assess the students knowledges coherently with this new teaching perspective, this paper proposes the use of a descriptor table as a parameter to be used in teachers practice evaluation who adopts the teaching by research in natural sciences disciplines. These teachers were interviewed after using this table and for data analysis, we used many studies that discuss the assessment practice in Science Education by research. Overall, the results indicates that the descriptor table is a useful e effective tool to be used as an evaluative tool in Science Education by researching.
Asunto: Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
Fecha del documento: 2-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.