Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.creatorThalita Caroline Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:51:45Z-
dc.date.available2019-08-12T20:51:45Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32-
dc.description.abstractThe evaluation for learning in Science Education by research has been pointed out as a little-discussed theme in teaching training courses, leading consequences for its effectiveness in classroom context. Considering the need to assess the students knowledges coherently with this new teaching perspective, this paper proposes the use of a descriptor table as a parameter to be used in teachers practice evaluation who adopts the teaching by research in natural sciences disciplines. These teachers were interviewed after using this table and for data analysis, we used many studies that discuss the assessment practice in Science Education by research. Overall, the results indicates that the descriptor table is a useful e effective tool to be used as an evaluative tool in Science Education by researching.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTabela de descritorespt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.titleAtividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.