Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AK3PAQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Caracterização e avaliação da cinética de lixiviação do concentrado de zinco willemítico com presença de esfalerita
Autor(es): Maria Jose Dias
Primeiro Orientador: Adriane Salum
Resumo: O presente trabalho consistiu na investigação de variáveis que podem impactar na lixiviação em meio sulfúrico de um concentrado silicatado contendo esfalerita, proveniente da mineração de Vazante, pertencente ao Grupo Votorantim. Esse concentrado é oriundo de um minério cujacomposição majoritária são os minerais willemita (Zn2SiO4) e dolomita (CaMg(CO3)2) e por fases minoritárias como galena (PbS) e esfalerita (ZnS), sendo que esses últimos aparecem na forma de bolsões disseminados. Quando a lavra atinge a parte da mina contendo esses bolsões, o minério tratado leva à obtenção de um concentrado de zinco com teor de esfalerita que impacta no rendimento de lixiviação de zinco da planta hidrometalúrgica de Três Marias. E é este o material avaliado no presente trabalho, que consiste em duas partes. A primeira refere-se à caracterização do concentrado de zinco willemítico, utilizando as técnicas de Difração de Raios- X (determinação das fases cristalinas), Fluorescência de Raios-X (análise semi-quantitativa dos elementos), Absorção Atômica, ICP Plasma e Microscopia Eletrônica de Varredura acoplada ao EDS. Realizaram-se, também, análises granulométricas, que demonstraram grande proporção de finos com baixo diâmetro médio; análise granuloquímica, em que se observou que o zinco estáuniformemente distribuído nas faixas granulométricas e que há a maior presença de carbonatos de cálcio e magnésio no interior das faixas grosseiras. A segunda parte consistiu em ensaios descontínuos de lixiviação visando à avaliação do efeito dos parâmetros como velocidade de agitação, temperatura, granulometria e concentração de ácido no rendimento de extração de zinco. Os resultados permitiram sugerir uma possível influência de poros, uma pequena influência da quantidade de ácido sulfúrico para a faixa estudada (de 6 a 14 g/L) e uma grandeinfluência da temperatura na cinética de lixiviação. A partir desses dados, foi possível determinar a cinética de lixiviação e a etapa controladora do processo, utilizando modelos matemáticos não catalíticos amplamente utilizados na literatura. Os modelos clássicos decinética de lixiviação de núcleo em diminuição e conversão progressiva permitiram sugerir que a difusão na camada de cinza e a reação química combinadas representaram melhor o sistema do que individualmente. Os resultados obtidos neste trabalho servirão como ponto de partida para futuros estudos de otimização do rendimento de extração de zinco do concentrado willemítico contendo esfalerita que trará como benefício a redução de custo para a unidade hidrometalúrgica da Votorantim Metais Unidade de Três Marias.
Assunto: Engenharia quimica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AK3PAQ
Data do documento: 27-Set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_maria_jos__dias.pdf2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.