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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AN6NXC
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Investigação de metodologias para avaliação da resposta de aterramento de linhas de transmissão |
Autor(es): | Thiago Virgílio de Magalhães Neto |
Primeiro Orientador: | Silverio Visacro Filho |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de investigação experimental sobre metodologias de medição da resposta de aterramento de pé de torre de linhas de transmissão. Os testes são realizados em dois tipos de aterramentos: concentrado (pequenas dimensões) e em escala semirreal (cabos contrapesos relativamente curtos). Em uma primeira abordagem, a resposta impulsiva do aterramento foi avaliada a partir da elevação de potencial nos eletrodos resultante da aplicação de correntes impulsivas, cujos tempos de frentes são representativos de correntes de primeiras descargas e de descargas subsequentes. O principal parâmetro analisado consistiu na impedância impulsiva (ZP). O foco da investigação foi a análise dos resultados providos pelo emprego de unidades designadas Linhas de Transmissão Artificiais (ATL) para drástica redução das distâncias envolvidas na medição da resposta impulsiva. Tais unidades consistem em condutores longos enrolados em um tubo de PVC. O trabalho concluiu pela possibilidade do uso dessas unidades no circuito de medição de corrente, observados certos cuidados. Em uma segunda abordagem, avaliou-se a qualidade das medições em baixa frequência realizadas por instrumentos comerciais, cuja resposta consiste na resistência de aterramento (RBF). Nesta avaliação foi verificado o impacto do nível da corrente produzida pelo medidor na resposta do aterramento, diante da influência de sinais espúrios presentes no solo e de efeitos de polarização na superfície solo-eletrodo. |
Abstract: | This work presents results of an experimental investigation about methodologies of measurement of the grounding response of transmission-line tower footing. The tests involved two types of grounding arrangements: concentrate arrangement (small dimension electrodes) and semi-real scale arrangement (relatively short counterpoise wires). First, the impulse response of the grounding was evaluated from the grounding potential rise on electrodes resulting from the application of impulsive currents, whose front times are representative of the currents of first and subsequent return strokes. The main analyzed parameter consisted of the impulse impedance (ZP). The focus of the investigation was the analysis of results provided by the use of so-called 'Artificial Transmission Lines (ATL)' aiming to drastically reducing the distances involved in the measurement. Such units consist of long conductors wrapped around in a PVC pipe. The work concluded that using these units in the current measuring circuit is feasible, once certain cares are observed. In a second approach, the quality of the low-frequency measurements performed by commercial instruments, whose response consists of the ground resistance (RBF), was evaluated. The impact of the level of current provided by the instruments in the grounding response was assessed in the presence of disturbing effects of spurious signals in the soil and polarization at the soil-electrode interface. |
Assunto: | Transitorios (Eletricidade) Engenharia elétrica Linhas elétricas Metodologia Correntes elétricas Aterramento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AN6NXC |
Data do documento: | 22-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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