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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANAGHR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Fragmentação do conhecimento dos pacientes diabéticos acerca de sua doença na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família Heliodora Feliz do município de Heliodora - Minas Gerais |
Autor(es): | Guilherme Fernandes Cantuária |
Primeiro Orientador: | Maria Rizoneide Negreiros de Araujo |
Resumo: | O cuidado integral ao paciente com diabetes e sua família vêm sendo um desafio para a equipe de saúde. Para tanto, como em qualquer doença crônica, deve considerar a prestação de um plano de cuidados que envolva pacientes, família e profissionais de saúde, de modo que através da soma de esforços promova a educação em saúde desse trinômio e uma maior autonomia ao paciente no seu autocuidado. A educação em saúde é parte imprescindível ao tratamento do paciente diabético, uma vez que o conhecimento acerca da doença é a base para o desenvolvimento de ações para o autocuidado. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta de educação em diabetes através de um projeto de intervenção que tem por objetivo transformar a fragmentação do conhecimento dos pacientes diabéticos sobre sua realidade biológica e psicossocial em conhecimento real para autonomia de vida. Este projeto de intervenção se justifica pelo impactonegativo que a fragmentação do conhecimento acerca da Diabetes Mellitus causa sobre a própria condição e sobre a vida do indivíduo. |
Abstract: | The comprehensive care to patients with diabetes and their families has been a challenge for the health team. In order to deal with it, as with any chronic disease, we should consider coming up with a Patient care plane, involving patients, families and health professionals, in a way that, by adding efforts, it will promote health education of this triad and greater autonomy to the patient in their self-care. Health education is an essential part of the treatment of diabetic patients, since the knowledge about the disease is the basis for the development of actions for self-care. The highest level of knowledge about the disease and its complications is related to improved quality of life, reduction of the hypoglycemic attacks, fewer hospital admissions, improved metabolic control and greater acceptance of the disease. Thus, this work presents a proposal for diabetes education through an intervention project that aims to turn the fragmentation of knowledge of diabetic patients about their biological and psychosocial reality, real knowledge for independent living. This intervention project is justified by the negative impact that defragmentation of knowledge about diabetes mellitus causes on the condition itself and the life of the individual |
Assunto: | Saúde da família |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANAGHR |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família |
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