Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O uso do GPS como recurso pedagógico para o estudo de elementos da Geometria Analítica
Authors: Erica de Aguiar Queiroz
First Advisor: Samira Zaidan
First Referee: Teresinha Fumi Kawasaki
Second Referee: Francisco Dutenhefner
Third Referee: Airton Carriao Machado
Abstract: Este trabalho apresenta e analisa uma possibilidade de ensinar Geometria Analítica usando GPS como recurso pedagógico. O desenvolvimento desta pesquisa inicia-se com o estudo de alguns referenciais teóricos que se relacionam dom o "conhecimento pedagógico do conteúdo", o "conhecimnto tecnológico e pedagógico do conteúdo" e a "matemática escolar". Foi realizada uma pesquisa de campo com uma turma do 1º ano do Ensino Médio onde a pesquisadora desenvolveu, com a presença da professora da escola, uma sequência de atividades previamnete programadas. As aulas foram gravadas em aúdio, assim como os comentários de cada uma, realizados pela pesquisadora. Nossa análise vai considerar a proposta de aula na perspectiva do conhecimento escolar(Moreira e David 2003), valorizando o uso de tecnologias, o que se mostrou adequado à turma na ótica da professora e dos estudantes que concordaram em participar. A proposta foi muito bem aceita pelos estudantes, apoiada pela professora que demonstrou admiração pelo interesse que ela despertou nas aulas e observamos que o resultado foi positivo, já que mostrou-se interessante, dinâmico e alcançando avanços no entendimento dos conhecimentos em relação à Geometria analítica. Tal experimento confirma a importância e, ao mesmo tempo, as dificuldades do uso de tecnologia no ensino. Ao final, apresentamos uma proposta de ensino(material didático) como o uso do GPS para ensinar elementos de Geometria Analítica.
Abstract: This paper presents and analyzes a possibility of teaching analytic geometry using GPS as a pedagogical resource. The development of this research begins with the study of some theoretical frameworks that relate to the "pedagogical content knowledge", the "technological and pedagogical content knowledge" and "school mathematics". The research was conducted in school with a group of the Ist year of hight school where the researcher has developed, with the presence of the teacher of school, a sequence of previously scheduled activities. The classes were recorded in audio, included the comments of the reasearcher comments. Our analysis consider the proposed class in the perspective of school knowledge and enhancing the use of technology, which was adequate to the class in the view of the teacher and the students agreed to participate. The proposal was very well accepted by the students, supported by the teacher who showed admiration for the interest of the class and found that the result understanding of knowledge in relation to Analytical Geometry. This experiment confirms the importance and at the same time, the difficulties of thecnology use in education. In conclusion, we show proposal for classe about the GPS for theach Analytic Geometry.
Subject: Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Sistema de Posicionamento Global
Geometria analítica Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHM7M
Issue Date: 31-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___rica_de_aguiar_queiroz___2016.pdf13.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.