Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNQT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Penha das Dores Souza Silvapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Melgaco Valadarespt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee3Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.creatorTarcisio da Eucaristia Tadeu de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:35:26Z-
dc.date.available2019-08-13T21:35:26Z-
dc.date.issued2016-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNQT-
dc.description.abstractThis research aims to determine how a teaching sequence on global warming and climate change was worked by three Physics teachers into three public schools. The theme involves a controversial and interdisciplinary subject and the sequence promotes the discussion and study of the debate between two opposing groups: one defending the thesis that global warming and climate change are produced by human activity, anthropogenic causes, the other claims the warming and climate changes being a consequence of natural causes. The issue presents an interdisciplinary dimension, and even potential of cross exploration, the teaching sequence Physics concerns a STSE approach by means of socio scientific issues (SSI). Using as source of information the speech of teachers in interviews, we seek to identify what were their choices in the exploration of STSE/SSI assumptions presented by the teaching sequence.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo verificar de que forma uma sequência de ensino sobre aquecimento global e mudanças climáticas foi trabalhada por três professores de Física em três escolas públicas estaduais. O tema envolve um assunto controverso e interdisciplinar, que é o aquecimento global e as mudanças climáticas, e a sequência promove a discussão e estudo sobre o debate entre dois grupos antagônicos: o que defende a tese de que o aquecimento global e as mudanças climáticas são produzidos pela atividade humana - causa antropogênica - e o outro que afirma ser o aquecimento e as mudanças climáticas uma consequência de causas naturais. O tema apresenta uma dimensão interdisciplinar, e até com potencial de exploração transversal, nela são também abordados conhecimentos de Física na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente CTSA a partir de questões sociocientíficas. Tomando como fonte de informação o depoimento de cada um desses professores em entrevistas gravadas em áudio, procuramos identificar quais foram as suas escolhas na exploração dos pressupostos do ensino CTSA/QSC apresentados pela sequência de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência de ensino CTSA/QSCpt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subject.otherEfeito estufa (Atmosfera)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.otherFisica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFísica Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAquecimento globalpt_BR
dc.subject.otherMudanças globais de temperaturapt_BR
dc.titleDiferentes abordagens no desenvolvimento de uma sequência de ensino CTSA/QSC sobre aquecimento global por três professores em escolas públicas de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__otarc_siomello.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.