Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHPU8
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Literatura na mochila: a política pública de leitura da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte o uso por estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Carolina Teixeira de Paula
Primeiro Orientador: Maria Amalia de Almeida Cunha
Primeiro membro da banca : Monica Correia Baptista
Segundo membro da banca: Daniela Freitas Brito Montuani
Resumo: Esta pesquisa investigou práticas de leitura de estudantes do último ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) e o uso que eles fazem dos livros literários recebidos no Kit Escolar da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH),entregue anualmente a todos os alunos. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, selecionou-se uma escola da RMEBH, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do 3º ano do 3º ciclo, considerados por serem leitores de literatura. Essesalunos foram indicados pela equipe da biblioteca, pelo fato de serem frequentadores desse espaço, participando dos projetos oferecidos e promovidos por esses profissionais e/ou por realizarem empréstimos com regularidade. Além disso, esse grupo seleto foi priorizado porser aquele que melhor se apropria da política pública, facilitando o trabalho de análise. A escolha por estudantes do último ano do Ensino Fundamental parte do princípio de que esses alunos são beneficiados pela política há mais tempo, considerando seu período de permanência na RMEBH e a distribuição anual de livros de literatura. O trabalho discute também políticas públicas de leitura do Brasil e analisa especificamente a política pública de distribuição de livros da PBH, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos estabelecidos pela abordagem do ciclo de políticas, proposta por Jefferson Mainardes. De uma maneira geral, pode-se afirmar que a política pública de distribuição de livros da PBH está em consonância com o que apontam pesquisas realizadas sobre o tema: para a formação de hábitos de leitura, é necessário garantir o acesso ao livro, democratizando-o enquanto bem simbólico que ainda é pouco valorizado em nossa sociedade. No entanto, diante das observações, das reflexões e dos estudos realizados, avalia-se que é preciso investir para alémda distribuição dos livros e efetivar uma verdadeira política de leitura. O estudo revela ainda que a maioria dos estudantes entrevistados usufrui da política pública de distribuição de livros literários da PBH, realizando efetivamente a leitura das obras recebidas. Porém, é inegável anecessidade de investimento em ações de promoção e dinamização dos livros do Kit. Ao final é apresentado o produto técnico, uma sequência matriz a ser utilizada no trabalho com os acervos.
Abstract: This research investigated practices of reading of students of the last year of High School, Belo Horizonte Municipal Education (RMEBH), and the use of the books received through the School Kit of Belo Horizonte City Hall (PBH) delivered annually to all students. To reach the targets proposed in this research, a RMEBH school was selected, where semi-structured interviews were conducted with 11 students from the 3rd year of the 3rd cycle, characterized by being readers of literature. These students were selected by the library staff, because they are frequenters of this space, participating in the projects offered and promoted by theseprofessionals and borrowing regularly. In addition, this select group has been prioritized because it is the one that best appropriates the public policy, making it easy to analyze this work. The choice of seniors in High School is based on the assumption that these students have benefited from the policy for a longer period, considering their length of permanence in RMEBH and the annual distribution of literature books. The research also discusses public reading policies in Brazil and analyzes PBH's public policy of book distribution, based on thetheoretical-methodological assumptions established by the policy cycle approach proposed by Jeferson Mainardes. In general, it can be affirmed that PBH's public policy of book distribution is in line with what researches on the subject point out: for The formation of reading habits, it is necessary to guarantee access to the book, democratizing it as a symbolic good that is still undervalued in our current society. However, given the observations, reflections and studies carried out, it is estimated that it is necessary to invest beyond the policy of book distribution and to implement a true reading policy. The study also reveals that most of the interviewed students enjoy PBH's public literary distribution policy, effectively performing the reading of the works received. However, it is undeniable the need for investment in actions to promote and stimulate the Kit books. At the end the technical product is presented, a matrix sequence to be used in the work with the collection
Assunto: Interesses na leitura
Políticas públicas
Jovens Interesses na leitura
Educação
Leitura (Ensino Fundamental)
Belo Horizonte (MG) Educação
Educação e Estado
Livros e leitura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHPU8
Data do documento: 22-Fev-2017
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