Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHPU8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amalia de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Monica Correia Baptistapt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Freitas Brito Montuanipt_BR
dc.creatorCarolina Teixeira de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:43:14Z-
dc.date.available2019-08-11T10:43:14Z-
dc.date.issued2017-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHPU8-
dc.description.abstractThis research investigated practices of reading of students of the last year of High School, Belo Horizonte Municipal Education (RMEBH), and the use of the books received through the School Kit of Belo Horizonte City Hall (PBH) delivered annually to all students. To reach the targets proposed in this research, a RMEBH school was selected, where semi-structured interviews were conducted with 11 students from the 3rd year of the 3rd cycle, characterized by being readers of literature. These students were selected by the library staff, because they are frequenters of this space, participating in the projects offered and promoted by theseprofessionals and borrowing regularly. In addition, this select group has been prioritized because it is the one that best appropriates the public policy, making it easy to analyze this work. The choice of seniors in High School is based on the assumption that these students have benefited from the policy for a longer period, considering their length of permanence in RMEBH and the annual distribution of literature books. The research also discusses public reading policies in Brazil and analyzes PBH's public policy of book distribution, based on thetheoretical-methodological assumptions established by the policy cycle approach proposed by Jeferson Mainardes. In general, it can be affirmed that PBH's public policy of book distribution is in line with what researches on the subject point out: for The formation of reading habits, it is necessary to guarantee access to the book, democratizing it as a symbolic good that is still undervalued in our current society. However, given the observations, reflections and studies carried out, it is estimated that it is necessary to invest beyond the policy of book distribution and to implement a true reading policy. The study also reveals that most of the interviewed students enjoy PBH's public literary distribution policy, effectively performing the reading of the works received. However, it is undeniable the need for investment in actions to promote and stimulate the Kit books. At the end the technical product is presented, a matrix sequence to be used in the work with the collectionpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou práticas de leitura de estudantes do último ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) e o uso que eles fazem dos livros literários recebidos no Kit Escolar da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH),entregue anualmente a todos os alunos. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, selecionou-se uma escola da RMEBH, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do 3º ano do 3º ciclo, considerados por serem leitores de literatura. Essesalunos foram indicados pela equipe da biblioteca, pelo fato de serem frequentadores desse espaço, participando dos projetos oferecidos e promovidos por esses profissionais e/ou por realizarem empréstimos com regularidade. Além disso, esse grupo seleto foi priorizado porser aquele que melhor se apropria da política pública, facilitando o trabalho de análise. A escolha por estudantes do último ano do Ensino Fundamental parte do princípio de que esses alunos são beneficiados pela política há mais tempo, considerando seu período de permanência na RMEBH e a distribuição anual de livros de literatura. O trabalho discute também políticas públicas de leitura do Brasil e analisa especificamente a política pública de distribuição de livros da PBH, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos estabelecidos pela abordagem do ciclo de políticas, proposta por Jefferson Mainardes. De uma maneira geral, pode-se afirmar que a política pública de distribuição de livros da PBH está em consonância com o que apontam pesquisas realizadas sobre o tema: para a formação de hábitos de leitura, é necessário garantir o acesso ao livro, democratizando-o enquanto bem simbólico que ainda é pouco valorizado em nossa sociedade. No entanto, diante das observações, das reflexões e dos estudos realizados, avalia-se que é preciso investir para alémda distribuição dos livros e efetivar uma verdadeira política de leitura. O estudo revela ainda que a maioria dos estudantes entrevistados usufrui da política pública de distribuição de livros literários da PBH, realizando efetivamente a leitura das obras recebidas. Porém, é inegável anecessidade de investimento em ações de promoção e dinamização dos livros do Kit. Ao final é apresentado o produto técnico, uma sequência matriz a ser utilizada no trabalho com os acervos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectMediação dept_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherJovens Interesses na leiturapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherLivros e leiturapt_BR
dc.titleLiteratura na mochila: a política pública de leitura da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte o uso por estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertac_a_o_marc_o_2017.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.