Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHQCG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amalia de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Licinia Maria Correapt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.creatorLuzia Maria Alves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:08:16Z-
dc.date.available2019-08-14T11:08:16Z-
dc.date.issued2016-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHQCG-
dc.description.abstractThe general aim of this study was to implement interdisciplinary intervention actions in a public state school, analyzing and trying to understand how the school socialization practices promote social exclusion/segregation of black female students. Using a research-action meth-odology, we start from Thiollent (1985), with the contribution of the use of techniques such as rounds of conversation and focus groups. As a central issue, we reflect on our educational prac-tices that have made us (re)view theories and practices, which leads us to perceive new charac-terizations of gender and ethnic-racial issues. The benchmark is based on reading discussions of authors like Munanga (2008, 2009), Blonde (2003), Beauvoir (1970), Lacan (1964.1972), Thin (2006), Viana (2002) and Setton (2009, 2010), especially when these authors trace their considerations on educational (under)achievement in well-populated areas and the constitution of the woman as subject, as well as gender constitution and ethnic-racial issues. As a result, we realized that the intervention worked and provided us with moments to reflect on our educa-tional practices and, above all, behaviors in the social environments we live in, showing that the school has offered a guarantee of inclusion and a measure of permanence. However, social-ization practices that are developed in school have not secured the overcoming of inequalities or favored social inclusion of black women with low income.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi implementar ações interdisciplinares de intervenção no interior de uma escola pública estadual, analisando e buscando compreender como, e se, as práticas de socialização escolar promovem a inclusão social da mulher negra estudante. Sob a forma de uma metodologia de pesquisa-ação, partimos de Thiollent (1985), com a contribuição do uso de técnicas como roda de conversas e grupo focal. Como problemática central, refleti-mos sobre as nossas práticas educacionais as quais nos têm obrigado a (re) ver teorias e práticas, que nos levem a perceber novas caracterizações sobre as questões de gênero e étnico-raciais. O referencial se apoia nas discussões da leitura, estribado em autores como Munanga (2008, 2009), Louro (2003), Beauvoir (1970), Lacan (1964,1972), Thin (2006), Viana (2002) e Setton (2009, 2010) em especial, quando eles traçam suas considerações sobre (in) sucesso escolar em meios populares e na constituição do sujeito mulher e as questões relativas à constituição de gênero e étnico-raciais. Como resultados, percebemos que a intervenção ocorreu e propiciou momentos para refletirmos sobre as nossas práticas educacionais e, sobretudo, em comporta-mentos no meio social, no qual estamos inseridos, evidenciando que a escola tem dado garantia de inclusão e de certa permanência. No entanto, as práticas de socialização, que são desenvol-vidas na escola, não têm garantido a superação das desigualdades ou favorecido a inclusão so-cial das mulheres negras e pobres.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero e etniapt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectPráticas de socializaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherSegregação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação femininapt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherDireito a educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleMulheres negras e suas práticas de socialização escolar: afirmando direitos, desafiando preconceitospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.