Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJNVN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A Filosofia no ensino médio: possibilidades e experiências
Autor(es): Raquel Alvim Monteiro
Primeiro Orientador: Renata Pereira Lima Aspis
Resumo: Esta dissertação pretende usar da filosofia de Deleuze e Guattari para propor um ensino de filosofia como criação de conceitos, em que se experimentou uma aula como rizoma, resistência, cartografia. Propusemos aos alunos e fizemos juntos a experiência de criar um site como ferramenta para as aulas de filosofia. A tentativa foi fazer filosofia a partir dos problemas sugeridos pelos alunos e, com auxilio dos textos filosóficos, construir pensamentos e conceitos para lidar com essas questões. Organizamos essas experiências em rede como forma de ocupação política do ciberespaço. O ponto de partida foi a concepção de que educar não significa formar uma subjetividade, no sentido de entender o sujeito como produto, uma vez que estamos envolvidos em diversos processos sociais e econômicos que instauram os modos de pensar e sentir em nossa sociedade. Propusemos um ensino de filosofia como resistência às formas de sujeição que inibem uma vida criativa, singular e alegre. Assim, este trabalho é uma investigação sobre possibilidades dentro das impossibilidades de se fazer filosofia em um modelo de ensino e de vida pouco filosófico. Para tanto, encaramos essa prática como política e concebemos o professor como filósofo. Esta pesquisa não visa insistir em modelos de ensino, mas trazer um exemplo para inspirar caminhos para pensar em filosofia do ensino de Filosofia. Os sites que foram criados nesta pesquisa estão disponíveis nos links: http://filocopam1ano.wix.com/filosofia1ano http://filocopam2ano.wix.com/filosofiaparatodos
Abstract: This thesis intends to use the philosophy of Deleuze and Guattari to propose a way of teaching philosophy as a creation of concepts in which a class is experienced as rhizome, resistance, cartography. We proposed to the students and together we did an experiment in creating a website as a tool for the philosophy classes. The objective of this attempt was to experience philosophy from the problems suggested by the students and, with the aid of the philosophical texts, build thoughts and concepts to deal with these issues. We organized this experience in the web as a way of occupying, politically, the cyberspace. The starting point was the understanding that educating does not mean to form a subjectivity, in the sense of understanding the subject as a product, since we are involved in several social and economic processes that set the modes of thinking and feeling in our society. We proposed a study of philosophy as a resistance to forms of subjection that inhibit a creative, unique and joyful life. Therefore, the present work is a research on the possibilities within the impossibilities of experiencing philosophy in a model of teaching and living that is little philosophical. For that, we view this practice as politics and we see the teacher as a philosopher. This research does not intend to insist on models of teaching. On the contrary, it intends to bring an example to inspire ways of thinking about the philosophy of philosophy education. The websites that were created in this research are available in the links below: http://filocopam1ano.wix.com/filosofia1ano http://filocopam2ano.wix.com/filosofiaparatodos
Assunto: Educação
Percepção
Filosofia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJNVN
Data do documento: 4-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_mestrado_profissional___ufmg__raquel_alvim_monteiro.pdf856.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.