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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Juarez Melgaco Valadares | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco Angelo Coutinho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Orlando Gomes de Aguiar Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Tiago Dias Quintão de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T12:18:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T12:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q | - |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the contributions of using experimental demonstration activities for learning concepts of physics. The activities were developed within a school on electrical power sequence, and applied for a physics professor in a class of 3rd year of high school in a public school. The lessons of didactic sequence were videotaped and transcribed afterwards. Data analysis is anchored in the three theoretical constructs proposed by Wertsch: situation definition, intersubjectivity and semiotic mediation. Such concepts allow a better understanding of Proximal Development Zone proposed by Vygotsky, providing a framework for teaching practice. We believe that the use of experimental activities in a didactic sequence contributes both to the involvement of students in the classroom and to better students' gaze direction for the relationship between observable data and scientific model. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Mediação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Definição de situação | pt_BR |
dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Metodos experimentais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de segundo grau | pt_BR |
dc.subject.other | Fisica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino Meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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