Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juarez Melgaco Valadarespt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee2Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorTiago Dias Quintão de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:18:13Z-
dc.date.available2019-08-09T12:18:13Z-
dc.date.issued2016-02-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the contributions of using experimental demonstration activities for learning concepts of physics. The activities were developed within a school on electrical power sequence, and applied for a physics professor in a class of 3rd year of high school in a public school. The lessons of didactic sequence were videotaped and transcribed afterwards. Data analysis is anchored in the three theoretical constructs proposed by Wertsch: situation definition, intersubjectivity and semiotic mediation. Such concepts allow a better understanding of Proximal Development Zone proposed by Vygotsky, providing a framework for teaching practice. We believe that the use of experimental activities in a didactic sequence contributes both to the involvement of students in the classroom and to better students' gaze direction for the relationship between observable data and scientific model.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectMediação semióticapt_BR
dc.subjectDefinição de situaçãopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subject.otherEducação Metodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino de segundo graupt_BR
dc.subject.otherFisica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.titleContribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétricapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.