Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APERKH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O livro de artista como dilema da preservação de acervos de arte contemporânea: entre a conservação material e a experiência do objeto
Authors: Alice Almeida Gontijo
First Advisor: Magali Melleu Sehn
First Referee: Amir Brito Cadôr
Second Referee: Carlos Henrique Rezende Falci
Abstract: No caso do livro de artista, a associação entre conteúdo, forma, materiais e significado é ainda mais evidente do que no caso dos acervos exclusivamente bibliográficos. O livro de artista explora conscientemente a forma do livro e funda a obra de arte, em suas múltiplas possibilidades relacionais, a partir e através dessa forma. Contudo, observa-se que, da mesma maneira que se opera com os livros tradicionais, o caráter de livro dessas obras, bem como outras características específicas que materializam as propostas artísticas e fundam as potencialidades de cada título, são passíveis de alienação pelas próprias diretrizes de conservação. A gestão dos acervos dessa natureza pelas instituições de salvaguarda e divulgação enfrenta o dilema da preservação a ser discutido por esta pesquisa: a busca pelaconservação material concomitante à necessidade de interação com o objeto. Se a conservação de obras de arte contemporâneas tem o desafio de lidar com uma gama enorme de materiais utilizados na elaboração dos seus objetos, tem também o desafio de lidar com uma grande diversidade de objetos e, ainda, com a complexidade das categorias nas quais eles se inscrevem, e até mesmo com aausência delas. O livro de artista está localizado nesse cenário como objeto exemplar para reflexão sobre alguns desses desafios e sobre possibilidades frente a eles. No entanto, apresenta ainda outra dificuldade adicional: a ausência de referências específicas inscritas no campo da preservação. Nessa intenção reflexiva inaugural, a presente pesquisa desenvolve estudos de caso a partir do reconhecimento da complexidade inerente à definição do termo livro de artista e do reconhecimento de um entrelugar extremamente heterogêneo desseacervo entrelugar este evidenciado não somente pela nomenclatura composta pelos termos livro e arte, cuja amplitude referencial se poderia perder de vista, mas também pela inscrição dos objetos assim identificados em diferentes espaços de salvaguarda e divulgação: o da obra de arte e o da obra bibliográfica, em museus e em bibliotecas. Na tentativa de ilustrar e discutir o dilema identificado, a pesquisa elegepara o desenvolvimento de seus estudos de caso obras inscritas em diferentes locais e que apresentem questões materiais e conceituais diversas.
Abstract: For the artist book, the association between content, form, materials and meaning is even more evident than in the case of exclusively bibliographic collections. The artist book consciously explores the form of the book, and founds the work of art in its multiple relational possibilities, from and through this form. However, it is observed that just like what happens with traditional books, the "book character" of these works, as well as other specific characteristics that materialize the artistic proposals and ground the potential of each title, can be alienated by the conservation guidelines themselves. The management of collections of this nature by the safeguarding and exhibition institutions faces the preservation dilemma to be discussed by this research: the search for material conservation concomitant with the need for interaction with the object. If the conservation of contemporary art works has the challenge of dealing with a huge range of materials used in the elaboration of their objects, it also has the challenge of dealing with a great diversity of objects and also with the complexity of the categories in which they could be subscribed, and even with the absence of those categories. Theartist book is located in this scenario as an exemplary object for reflection on some of these challenges and on some possibilities facing them. And presents another additional difficulty: the absence of specific references inscribed in the field of preservation. In this inaugural reflective intention, the present research develops case studies, starting with the recognition of the complexity inherent to the definition of the term "artist book" and with the recognition of a between place of this extremely heterogeneouscollection. Between place this, evidenced not only by the nomenclature composed by the terms "book" and "art" whose reference range could be lost sight of but also by the inscription of the objects thus identified, in different spaces of safeguard and exhibition: that of the work of art and that of bibliographical work, in museums and libraries. In an attempt to illustrate and discuss the identified dilemma, for the development of its case studies, the research selects artist books located in different places and that bring out diverse material and conceptual issues.
Subject: Arte moderna Séc XXI
Livros de artista Conservação e restauração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APERKH
Issue Date: 17-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_alicealmeidagontijo.pdf14.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.