Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosilene Siray Bicalho | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Rezende Sales | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:01:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.