Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
Type: Monografias de Especialização
Title: Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
Authors: Cristiane Rezende Sales
First Advisor: Rosilene Siray Bicalho
Abstract: Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento.
Subject: Lixo  
Ensino fundamental 
Educação ambiental  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
Issue Date: 27-Aug-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.