Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQKGWZ
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dc.contributor.advisor1Juarez Rocha Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Fabrino Mendoncapt_BR
dc.contributor.referee2Yumi Garcia dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Flávia Millena Biroli Tokarskipt_BR
dc.contributor.referee4San Romanelli Assumpçãopt_BR
dc.creatorClarisse Goulart Paradispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:30:29Z-
dc.date.available2019-08-10T02:30:29Z-
dc.date.issued2017-07-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQKGWZ-
dc.description.abstractThe thesis identifies the democratic dissent around the liberalization, prohibition or abolition of prostitution, understood as a result of the disputes between the different political languages. These languages vary according to the concepts of freedom, the relation of this to the idea of equality and the scope of sexuality. The purpose of the paper is to understand the political debates surrounding the meaning of prostitution that were established in modernity and contemporaneity. In this sense, we examine a few decisive moments - the democratic republicanism of Mary Wollstonecraft; the first wave of feminism; the liberalism of John Stuart Mill; the debate on prostitution in classical Marxism and anarchism, and finally the contribution of Simone de Beauvoir, the second wave of feminism and the ensuing debates. It was possible to conclude that the concept of freedom as autonomy in feminist political thought from the eighteenth century to the first half of the twentieth century was fundamental to understanding prostitution as a form of non-freedom. This concept was destabilized during the second half of the twentieth century in the context of feminist debates about sexuality and the emergence of neoliberalism. I propose, finally, the rehabilitation of the expanded concept of freedom as autonomy, within the scope of feminism, in order to build an emancipatory normative basis for thinking of dilemmas such as prostitution.pt_BR
dc.description.resumoA tese identifica o dissenso democrático em torno da liberalização, proibição ou abolição da prostituição, dissenso esse entendido como resultado das disputas entre as diferentes linguagens políticas. Tais linguagens variam segundo os conceitos de liberdade, a relação deste com a ideia de igualdade e com o âmbito da sexualidade. O objetivo do trabalho é compreender os debates políticos em torno do significado da prostituição que foram estabelecidos na modernidade e contemporaneidade. Nesse sentido, examinamos alguns momentos decisivos o republicanismo democrático de Mary Wollstonecraft; a primeira onda do feminismo; o liberalismo de John Stuart Mill; o debate sobre prostituição no marxismo clássico e no anarquismo e, finalmente, as contribuições de Simone de Beauvoir, da segunda onda do feminismo e os debates que a seguiram. Foi possível concluir que o conceito de liberdade como autonomia, no pensamento político feminista, do século XVIII à primeira metade do século XX, foi fundamental para compreender a prostituição como uma forma de não liberdade. Esse conceito foi desestabilizado durante a segunda metade do século XX, no contexto dos debates feministas sobre a sexualidade e da emergência do neoliberalismo. Proponho, por fim, a reabilitação do conceito ampliado de liberdade como autonomia, no escopo do feminismo, de modo a construir uma base normativa emancipadora para pensar dilemas como o da prostituição.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria políticapt_BR
dc.subjectProstituiçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subject.otherCiência políticapt_BR
dc.subject.otherProstituiçãopt_BR
dc.subject.otherLiberdadept_BR
dc.subject.otherFeminismopt_BR
dc.titleFeminismo, liberdade e prostituição: para além do dissenso democráticopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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