Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPG2Y
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Música, cognição e desejo: a crítica cultural de Th. Adorno e o dodecafonismo de Schönberg |
Autor(es): | Felicio Ramalho Ribeiro |
primer Tutor: | Verlaine Freitas |
primer miembro del tribunal : | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
Segundo miembro del tribunal: | Eduardo Soares Neves Silva |
Tercer miembro del tribunal: | Douglas Garcia Alves Júnior |
Cuarto miembro del tribunal: | Bruno Almeida Guimarães |
Resumen: | O intuito de nosso trabalho foi compreender como a música de Schönberg adquire um estatuto de conhecimento, o qual aparece sob diversas nuances na obra de Adorno. Começamos com uma investigação sobre a gênese da razão instrumental identitária na Dialética do esclarecimento, procurando estabelecer a sua relação com o fenômeno do narcisismo em Freud. Depois, fizemos uma análise da incorporação dos princípios da racionalidadeesclarecida pela música popular na indústria cultural, ressaltando o seu caráter fetichista. O terceiro capítulo faz uma exposição das características da dialética negativa de Adorno, demonstrando o seu contraste em relação à dialética do esclarecimento. Por fim, procuramos evidenciar a influência da composição de Schönberg na filosofia de Adorno, o conhecimento sócio-histórico presente nela e o auto-conhecimento proporcionado ao ouvinte. |
Abstract: | The aim of our study was to understand how Schönbergs music acquires a status of knowledge, which appears under several nuances in Adornos work. We start by investigating the genesis of the identitary instrumental reason in the Dialectic of enlightenment, seeking to establish its relation with the phenomenon of narcissism in Freud. We then analyzed the incorporation of the principles of enlightened racionality by popular music in the culture industry, emphasizing its fetishistic aspect. The third chapter gives an exposition of the characteristics of Adornos negative dialectic demonstrating its contrast with the dialectic of enlightenment. Finally, we try to show the influence of Schönbergs composition in Adornos philosophy, the socio-historical knowledge present in it and the self-knowledge provided to the listener. |
Asunto: | Psicanálise Filosofia Adorno, Theodor W, 1903-1968 Música Estética |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPG2Y |
Fecha del documento: | 12-may-2017 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tesefelicioribeiro.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.