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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Concepção, apropriação e perspectiva sobre a Prova Brasil em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais
Autor(es): Maxmuler Coelho Batista
Primeiro Orientador: Suzana dos Santos Gomes
Resumo: O presente estudo investigou as possíveis influências da Prova Brasil na prática de professores do 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Para a sua realização, optou-se pela abordagem sócio-histórica a fim de identificar nas interações sociais que ocorrem no âmbito da escola, evidências empíricas que auxiliem no entendimento de concepções, sentidos e significados atribuídos pelos professores à avaliação externa. A metodologia do estudo envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo que se deu por meio de estudo de caso desenvolvido em duas escolas. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, entrevista e participação nas reuniões pedagógicas. O referencial teórico envolveu pesquisadores do campo das políticas públicas, avaliação educacional e práticadocente, entre eles, destacam-se: Afonso (1999; 2009), Ball (2005; 2009), Bauer (2010), Bonamino (2002; 2012), Brooke (2008), Oliveira e Souza (2010; 2014), Gomes (2005; 2014; 2015), Melo (2002; 2008; 2009), Soligo (2010), entre outros. Os resultados indicam demandas de investimentos na formação em serviço, no cotidiano docente para apropriação pedagógica dos resultados da Prova Brasil, uma vez que se entende como fonte diagnóstica e formativa. Destacam-se ainda a emergência de maior articulação entre as práticas de ensino e as práticas de avaliação no âmbito da escola, pelos professores tendo em vista o protagonismo docente; a adoção de práticas inovadoras no processo de ensino das disciplinas curriculares, que promovam, consequentemente, melhoria no desempenho da escola e garantia do direito à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Abstract: The present study sought to investigate the possible influences of Prova Brasil [Brazil Exam] on the practice of teachers from the 9th grade of Elementary Education II of Minas Gerais State Public Educational System. In order to achieve this aim, we chose the socio-historical to identify at the social interactions that occur within the school, empirical evidences that help in understanding of conceptions, and meanings attributed by the teachers to the extern evaluation. The study methodology consisted of bibliographic, documental and field review, the latter was carried out by means of case studies carried out in two schools of the Public System. The data gathering was made through the use of questionnaires, interviews and participation on the pedagogical staff meetings. The theoretical referential involved researchers from the fields of public policies, educational evaluation and teacher practice, among which, we can name: Afonso (1999; 2009), Ball (2005; 2009), Bauer (2010), Bonamino(2002; 2012), Brooke (2008), Oliveira and Souza (2010; 2014), Gomes (2005; 2014; 2015), and Soligo (2010). The results indicate demands for investment on service training, at the teacher daily life for the appropriation of pedagogical results of Prova Brasil, since it is considered a diagnostic and formative source. We also highlight the emergency of a more articulated interaction between the teaching practices and the evaluation practices in the context of the school by the teachers, under the perspective of teacher protagonism; the adoption of innovating practices on the teaching process of curricular matters, that promote, consequently, a improvement on the development of the school and that ensure the students the right to learning and development.
Assunto: Avaliação educacional Minas Gerais
Educação
Indicadores educacionais Avaliação
Políticas públicas Educação Minas Gerais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQQFEY
Data do documento: 19-Abr-2017
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