Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5MLF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Projeto para implantação da revisão periódica da proposta pedagógica da ETSUS VITÓRIA ES
Autor(es): Jaciara de Lima Romualdo
Primeiro Orientador: Maria Jose Cabral Grillo
Primeiro membro da banca : Adriano Marcal Pimenta
Resumo: O Projeto para Implantação da Revisão da Proposta Pedagógica da ETSUS Vitória - ES é fruto de análises da realidade feitas durante o Curso de Especialização em Gestão Pedagógica das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (CEGEPE). Tem como objetivo geral promover a implantação da revisão periódica da Proposta Pedagógica da ETSUS-Vitória, com caráter avaliativo e de forma contínua, participativa e democrática. Assim, tendo como foco a Proposta Pedagógica, especificamente, visa: divulgar de forma contextualizada o conjunto de princípios orientadores da Proposta junto à comunidade escolar, serviço, Conselhos de Saúde e outros; sensibilizar a comunidade escolar quanto à relevância do processo de sua revisão e avaliação; institucionalizar o projeto de intervenção para revisão avaliativa da Proposta; realizar a sua revisão avaliativa e atualização, visando uma efetiva unidade de ação na escola; fomentar o trabalho cooperativo e fóruns permanentes de discussão em prol de uma revisão periódica. Sua construção envolveu resgate histórico da ETSUS-Vitória, análise documental, pesquisa bibliográfica, análise crítica e reflexiva da realidade e do contexto em que a escola se insere, além de diálogo com atores da comunidade escolar e outros envolvidos nas ações da escola. A estratégia para desenvolvimento do projeto foi pensada de forma a garantir fórum permanente de discussão com a participação de profissionais da Escola, membros e representantes da comunidade escolar e local, dos Conselhos, dos serviços de saúde, áreas técnicas da SEMUS e dos parceiros da ETSUSVitória e para a qualificação do processo de trabalho. Espera-se que os resultados desta ação fortaleçam a gestão pedagógica democrática e a identidade desta ETSUS, enquanto escola do SUS e para o SUS, subsidiem o (re) planejamento de ações, a (re) formulação de planos de curso e de ensino, contribuam para a elaboração de planos institucionais de médio prazo e para a qualificação do processo de trabalho.
Abstract: The Project for the Implementation of the Pedagogical Proposal Review by ETSUS (Escola Técnica de Saúde Health Technical School) Vitória - ES is the result of analyzes of reality conducted during the Specialization Course in Pedagogical Management of the Technical Schools of the Public Health System (Curso de Especialização em Gestão Pedagógica - Cegepe). Its general goal is to promote the implementation of a periodical review of the ETSUS-Vitória Pedagogical Proposal, with an evaluative character and in a continuous, participative and democratic manner. Thus, specifically focusing on the Pedagogical Proposal, it aims to: disseminate the set of guiding principles of the Proposal in a contextualized manner to the school community, service, Health Board and others; to make the school community aware as to the relevance of its review and evaluation process; to institutionalize the intervention project for the Proposal assessment review; to conduct its assessment review and update, seeking an effective action unit in the school; to foster cooperative work and permanent discussion forums towards a periodic review. Its development involved a historical review of ETSUS-Vitória, document analysis, literature research, critical and reflective analysis of the reality and of the context in which the school is in, as well as interviews with stakeholders in the school community and others involved in the schools actions. The strategy for the project development was designed to ensure a permanent discussion forum with the participation of school staff, members and representatives of the school and local community, the Boards, the health services, SEMUS technical areas and ETSUS Vitória partners and for qualification of the work process. It is hoped that the results of this action will strengthen democratic pedagogical management at ETSUS and its identity, as a SUS (Sistema Único de Saúde Public Health System) school, for SUS, subsidize action (re) planning, (re) formulation of course and education plans, contribute for the preparation of medium-term institutional plans and for the qualification of the work process.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5MLF
Data do documento: 9-Set-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaciara_de_lima_romualdo.pdf395.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.