Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5RC4
Type: Monografias de Especialização
Title: Estratégias educativas utilizadas na atenção básica nos programas de atenção aos adolescentes
Authors: Wanderson Borges Tomaz
First Advisor: Raissa Silva Souza
First Referee: Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Abstract: A Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo foco principal é a prevenção de doenças e a promoção da saúde, tem um papel fundamental. Situada como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe a esse dispositivo prover ações, dentre outras prioridades, que garantam os direitos sexuais e reprodutivos da população, a partir de práticas educativas que forneçam espaços efetivos de orientação. Objetivo do presente trabalho identificar as estratégias educativas utilizadas na atenção básica nos programas de atenção aos adolescentes. O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa que busca, por meio da análise sistemática de dados obtidos de fontes secundárias, averiguar qual o estado da arte de determinada área temática de interesse. Verificamos que as 06 produções eram artigos, publicados em periódicos da área da saúde, sendo que 05 desses artigos estavam apresentados em periódicos de enfermagem. A partir do diálogo e intercâmbio de saberes técnicocientíficos e populares, profissionais e usuários podem construir de forma compartilhada um saber sobre o processo saúde-doença. As estratégias educativas com adolescentes devem ser desenvolvidas de forma lúdica, proveitosa, em um clima de liberdade, estabelecendo sentido de confiança e autoestima, transformando a sua própria realidade. Percebemos que deve haver estratégias educativas voltadas à saúde sexual dos adolescentes mais efetivas, direcionadas ao diálogo comunicacional com o público alvo, a partir de uma visão diferenciada, olhando como um todo.
Abstract: The Family Health Strategy (FHS), whose main focus is on disease prevention and health promotion has a key role. Situated as a gateway to the National Health System (SUS), this device fits the actions provide, among other priorities, to ensure the sexual and reproductive rights of the population, from educational practices that provide effective guidance spaces. Objective of this study identify the educational strategies used in primary care programs in adolescents. The present study it is an integrative review that seeks, through the systematic analysis of data obtained from secondary sources, which determine the 'state of the art' of a particular subject area of interest. We found that the yields were 06 articles published in journals in the health area, with 05 of these articles were presented in nursing journals. From the dialogue and exchange of technical and scientific knowledge and popular, professional and users can build a shared way of knowing about the health-disease process. Educational strategies should be developed with children in a playful, useful in an environment of freedom, establishing trust and sense of self-esteem, making your own reality. We realize that educational strategies should be focused on adolescent sexual health more effective, targeted communication to dialogue with the audience, from a different perspective, looking as a whole.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5RC4
Issue Date: 20-Jan-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wanderson_borges_tomaz.pdf884.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.