Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFG3G
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sequência didática sobre soluções para EJA: condições de produção e uso em sala de aula
Autor(es): Aline Chein Guimaraes
primer Tutor: Andrea Horta Machado
primer miembro del tribunal : Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus
Segundo miembro del tribunal: Celio da Silveira Junior
Resumen: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) abrange educandos que ficaram afastados da escola por longo período de tempo e que, frequentemente, manifestam certa resistência com disciplinas como a Química, por a considerarem sem muita aplicação prática em suas vidas. É diante desse cenário que se torna cada vez mais importante a criação de Propostas de ensino por investigação, que utilizem uma abordagem contextualizada do conteúdo curricular, o que pode estimular o interesse e participação desses educandos. No processo de apropriação de conceitos em sala de aula, faz-se necessário que os educandos sejam colocados em uma situação onde possam se expressar. Acreditamos que no movimento de confronto, enfrentamento e interpretação das suas próprias ideias e das ideias alheias que surgem novas apropriações de conceitos e a produção de outros sentidos para determinados termos. O presente trabalho busca uma aproximação entre os estudos da linguagem e os estudos relacionados ao aprendizado em ciências. Na tentativa de contribuir com a compreensão do processo de apropriação de conceitos científicos e elaboração conceitual relacionados ao conteúdo de Soluções, este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e reelaborar uma sequência didática, cujo tema norteador é soluções isotônicas, em uma sala de aula composta por educandos da EJA de uma escola de Belo Horizonte, e analisar o seu uso em sala de aula.
Abstract: The Educação de Jovens e Adultos EJA (Youth and Adult Education) covers students who have been away from school for a long period of time and who often show some resistance to disciplines, such as Chemistry, because they consider that such disciplines do not have much practical application in their lives. Faced with this scenario, it is increasingly important to create inquiry teaching proposals that use a contextualised approach to curricular content, which may stimulate the interest and participation of these students. In the process of appropriating concepts in the classroom, it is necessary that the students be placed in a situation where they can express themselves. We believe that, in the movement of confrontation and interpretation of their own ideas, and the ideas of others, new appropriations of concepts and the production of other meanings for certain terms arise. The present work seeks an approximation between the studies of the language and the studies related to the learning in sciences. In an attempt to contribute to the understanding of the process of appropriation of scientific concepts and conceptual elaboration related to the content of Solutions, this work had the objective of elaborating, applying and rework a didactic sequence, whose main theme is isotonic solutions, in a classroom composed by EJA students from a school in Belo Horizonte, and analyze its use in the classroom.
Asunto: Educação
Quimica Estudo e ensino
Educação de adultos
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFG3G
Fecha del documento: 15-feb-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_mestrado_aline_chein__versao_final_03_07.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.