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dc.contributor.advisor1Andrea Horta Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Luis Martins Lameirao Mateuspt_BR
dc.contributor.referee2Celio da Silveira Juniorpt_BR
dc.creatorAline Chein Guimaraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:30:29Z-
dc.date.available2019-08-10T05:30:29Z-
dc.date.issued2017-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFG3G-
dc.description.abstractThe Educação de Jovens e Adultos EJA (Youth and Adult Education) covers students who have been away from school for a long period of time and who often show some resistance to disciplines, such as Chemistry, because they consider that such disciplines do not have much practical application in their lives. Faced with this scenario, it is increasingly important to create inquiry teaching proposals that use a contextualised approach to curricular content, which may stimulate the interest and participation of these students. In the process of appropriating concepts in the classroom, it is necessary that the students be placed in a situation where they can express themselves. We believe that, in the movement of confrontation and interpretation of their own ideas, and the ideas of others, new appropriations of concepts and the production of other meanings for certain terms arise. The present work seeks an approximation between the studies of the language and the studies related to the learning in sciences. In an attempt to contribute to the understanding of the process of appropriation of scientific concepts and conceptual elaboration related to the content of Solutions, this work had the objective of elaborating, applying and rework a didactic sequence, whose main theme is isotonic solutions, in a classroom composed by EJA students from a school in Belo Horizonte, and analyze its use in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) abrange educandos que ficaram afastados da escola por longo período de tempo e que, frequentemente, manifestam certa resistência com disciplinas como a Química, por a considerarem sem muita aplicação prática em suas vidas. É diante desse cenário que se torna cada vez mais importante a criação de Propostas de ensino por investigação, que utilizem uma abordagem contextualizada do conteúdo curricular, o que pode estimular o interesse e participação desses educandos. No processo de apropriação de conceitos em sala de aula, faz-se necessário que os educandos sejam colocados em uma situação onde possam se expressar. Acreditamos que no movimento de confronto, enfrentamento e interpretação das suas próprias ideias e das ideias alheias que surgem novas apropriações de conceitos e a produção de outros sentidos para determinados termos. O presente trabalho busca uma aproximação entre os estudos da linguagem e os estudos relacionados ao aprendizado em ciências. Na tentativa de contribuir com a compreensão do processo de apropriação de conceitos científicos e elaboração conceitual relacionados ao conteúdo de Soluções, este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e reelaborar uma sequência didática, cujo tema norteador é soluções isotônicas, em uma sala de aula composta por educandos da EJA de uma escola de Belo Horizonte, e analisar o seu uso em sala de aula.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectSoluçõespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuimica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleSequência didática sobre soluções para EJA: condições de produção e uso em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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