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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação do impacto da intervenção educativa nas equipes de flebotomia visando redução de recoleta e normatização dos processos pré-analíticos da Unidade Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Rosângela Fatima Di Lorenzo Pires
primer Tutor: Leonardo de Souza Vasconcellos
primer Co-tutor: Silvana Maria Eloi Santos
primer miembro del tribunal : Taciana de Figueiredo Soares
Segundo miembro del tribunal: Karina Braga Gomes Borges
Tercer miembro del tribunal: Juliana Maria Camargos Rocha
Resumen: A flebotomia é um procedimento invasivo, complexo, cujos erros podem comprometer a qualidade dos resultados dos exames e, consequentemente, a saúde dos pacientes. O treinamento planejado, sistemático e o acompanhamento dos profissionais são necessários para verificar o conhecimento do processo e dos procedimentos, as habilidades e o comportamento, visando ações educativas para garantir as boas práticas de coleta. Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o impacto da intervenção educativa na equipe de trabalho da coleta quanto à redução de recoleta e normatização do processo pré-analítico na Unidade Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de estudo observacional e intervencionista, conduzido em etapas: análise histórica das taxas e causas de recoleta de amostras de sangue coletadas no serviço; avaliação de competência por observação direta; aplicação de questionário para conhecer o perfil da equipe; treinamento teórico; monitorização das taxas de recoleta póstreinamento e normatização dos processos pré-analíticos. Os resultados foram comparados estatisticamente, considerando IC 95% e nível de significância p<0,05. As taxas históricas de recoleta do serviço aumentaram de 0,39% (2013) para 1,1%, (2016). Treinamento educativo teórico foi oferecido aos flebotomistas. Houve redução significativa das taxas de recoleta pós-treinamento teórico, passando de 0,99% para 0,77%, (p<0,009). Os critérios de identificação e notificação de recoleta sanguínea no Sistema de Informação Laboratorial no serviço foram revistos e ampliados. Foi implantado no serviço treinamento admissional e avaliação de competência anual a todos os funcionários da coleta do laboratório. Concluindo, o impacto da intervenção educativa nas equipes de coleta do serviço foi eficaz para a redução das taxas de recoletas e normatização dos processos pré-analíticos.
Abstract: Phlebotomy is a complex and invasive procedure whose errors can compromise the quality of the test results and, consequently, the patients' health. The planned, systematic training and the follow-up of the professionals are necessary to verify the knowledge of the process and the procedures, skills and behavior, aiming at educational actions to guarantee good practices of blood sample collection. The objective of this study is to evaluate the impact of educational intervention on the phelebomists team regarding the reduction of specimens rejected collected and standardization of pre-analytical process in the Laboratory of Clinical Pathology of Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. This is an observational and interventional study, conducted in steps: historical analysis of rates and causes of blood sample rejected collected at the service; assessment of competence by direct observation; questionnaire application to know the profile of the team; theoretical educational training; monitoring of post-training recovery rates and standardization of the pre-analytical processes. The results were compared statistically, considering 95% CI and significance level p <0.05. Historical rates of service recovery increased from 0.39% (2013) to 1.1%, (2016). Theoretical educational training was offered to phlebotomists. There was a significant reduction in the rates post-training, from 0.99% to 0.77%, (p <0.009). The criteria for identification and notification of blood sample rejected in the Laboratory Information System was reviewed and expanded. The training admission and annual competence evaluation to all phlebotomists of the laboratory were introduced. In conclusion, the impact of the theoretical educational training on the phlebotomists was effective for reduction of specimens rejected and standardization of the pre-analytical processes.
Asunto: Flebotomia
Segurança do paciente
Capacitação
Medicina
Inquéritos e questionários
Indicadores de qualidade em assistência a saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYZHSY
Fecha del documento: 28-feb-2018
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