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dc.contributor.advisor1Leonardo de Souza Vasconcellospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silvana Maria Eloi Santospt_BR
dc.contributor.referee1Taciana de Figueiredo Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Karina Braga Gomes Borgespt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Maria Camargos Rochapt_BR
dc.creatorRosângela Fatima Di Lorenzo Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:28:39Z-
dc.date.available2019-08-14T05:28:39Z-
dc.date.issued2018-02-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYZHSY-
dc.description.abstractPhlebotomy is a complex and invasive procedure whose errors can compromise the quality of the test results and, consequently, the patients' health. The planned, systematic training and the follow-up of the professionals are necessary to verify the knowledge of the process and the procedures, skills and behavior, aiming at educational actions to guarantee good practices of blood sample collection. The objective of this study is to evaluate the impact of educational intervention on the phelebomists team regarding the reduction of specimens rejected collected and standardization of pre-analytical process in the Laboratory of Clinical Pathology of Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. This is an observational and interventional study, conducted in steps: historical analysis of rates and causes of blood sample rejected collected at the service; assessment of competence by direct observation; questionnaire application to know the profile of the team; theoretical educational training; monitoring of post-training recovery rates and standardization of the pre-analytical processes. The results were compared statistically, considering 95% CI and significance level p <0.05. Historical rates of service recovery increased from 0.39% (2013) to 1.1%, (2016). Theoretical educational training was offered to phlebotomists. There was a significant reduction in the rates post-training, from 0.99% to 0.77%, (p <0.009). The criteria for identification and notification of blood sample rejected in the Laboratory Information System was reviewed and expanded. The training admission and annual competence evaluation to all phlebotomists of the laboratory were introduced. In conclusion, the impact of the theoretical educational training on the phlebotomists was effective for reduction of specimens rejected and standardization of the pre-analytical processes.pt_BR
dc.description.resumoA flebotomia é um procedimento invasivo, complexo, cujos erros podem comprometer a qualidade dos resultados dos exames e, consequentemente, a saúde dos pacientes. O treinamento planejado, sistemático e o acompanhamento dos profissionais são necessários para verificar o conhecimento do processo e dos procedimentos, as habilidades e o comportamento, visando ações educativas para garantir as boas práticas de coleta. Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o impacto da intervenção educativa na equipe de trabalho da coleta quanto à redução de recoleta e normatização do processo pré-analítico na Unidade Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de estudo observacional e intervencionista, conduzido em etapas: análise histórica das taxas e causas de recoleta de amostras de sangue coletadas no serviço; avaliação de competência por observação direta; aplicação de questionário para conhecer o perfil da equipe; treinamento teórico; monitorização das taxas de recoleta póstreinamento e normatização dos processos pré-analíticos. Os resultados foram comparados estatisticamente, considerando IC 95% e nível de significância p<0,05. As taxas históricas de recoleta do serviço aumentaram de 0,39% (2013) para 1,1%, (2016). Treinamento educativo teórico foi oferecido aos flebotomistas. Houve redução significativa das taxas de recoleta pós-treinamento teórico, passando de 0,99% para 0,77%, (p<0,009). Os critérios de identificação e notificação de recoleta sanguínea no Sistema de Informação Laboratorial no serviço foram revistos e ampliados. Foi implantado no serviço treinamento admissional e avaliação de competência anual a todos os funcionários da coleta do laboratório. Concluindo, o impacto da intervenção educativa nas equipes de coleta do serviço foi eficaz para a redução das taxas de recoletas e normatização dos processos pré-analíticos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFlebotomiapt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectFase pré-analíticapt_BR
dc.subjectColeta sanguíneapt_BR
dc.subjectIndicadores da qualidadept_BR
dc.subjecttreinamentopt_BR
dc.subject.otherFlebotomiapt_BR
dc.subject.otherSegurança do pacientept_BR
dc.subject.otherCapacitaçãopt_BR
dc.subject.otherMedicinapt_BR
dc.subject.otherInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subject.otherIndicadores de qualidade em assistência a saúdept_BR
dc.titleAvaliação do impacto da intervenção educativa nas equipes de flebotomia visando redução de recoleta e normatização dos processos pré-analíticos da Unidade Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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