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http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CKNRK
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A gestao educacional do MST e a burocracia de estado |
Autor(es): | Arlete Ramos dos Santos |
Primeiro Orientador: | Antonio Julio de Menezes Neto |
Primeiro Coorientador: | Celia Tanajura Machado |
Primeiro membro da banca : | Rogerio Cunha de Campos |
Segundo membro da banca: | Dileno Dustan Lucas de Souza |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar a gestão educacional sob o enfoque da burocracia estatal capitalista, como elemento de contradição no MST, tendo em vista que esse Movimento luta pelo socialismo. O local de pesquisa foi a Escola Municipal Emiliano Zapata, situada noAssentamento Cangussu, município de Barra do Choça, BA. Para tanto buscou identificar os instrumentos da burocracia estatal capitalista existentes na referida escola; analisar se a gestão implementada na escola é autoritária ou democrática, e descobrir quais os desafios e conflitos vivenciados pelo gestor da educação no MST, uma vez que ele faz os papéis de diretor/coordenador junto à burocracia estatal (Secretaria Municipal de Educação), onde predomina o capitalismo, e de militante junto ao setor de educação do Movimento, cuja predominância é o socialismo. O caminho escolhido foi, a partir do referencial teóricoweberiano e marxista, fazer uma revisão de literatura com autores que tratam das categorias analíticas do tema, a saber: burocracia, movimentos sociais, democracia e gestão. As reflexões com base nos pressupostos teóricos e nos dados coletados levou a concluir que agestão educacional do MST é democrático/participativa, com especificidades próprias voltadas para o objetivo de implementar a proposta pedagógica do Movimento tendo em vista uma pedagogia socialista. As características predominantes são a autonomia e o trabalho coletivo. A partir do marco conceitual do que é tido como burocracia nos estudos realizados durante a pesquisa, ficou claro que a forma de organização, coordenação e sistematização do MST não se encaixa nesse termo. Por isso, entendeu-se como necessário criar uma nomenclatura para essa forma de estruturação, a qual foi denominada de Racionalidade Coletiva nessa pesquisa. |
Assunto: | Educação Socialismo Educação Capitalismo Movimentos sociais rurais Brasil Sociologia educacional Educação Aspectos sociais Escolas Organização e administração Movimentos sociais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CKNRK |
Data do documento: | 29-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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