Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CKNRK
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonio Julio de Menezes Neto | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Celia Tanajura Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rogerio Cunha de Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dileno Dustan Lucas de Souza | pt_BR |
dc.creator | Arlete Ramos dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T17:41:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T17:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CKNRK | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é analisar a gestão educacional sob o enfoque da burocracia estatal capitalista, como elemento de contradição no MST, tendo em vista que esse Movimento luta pelo socialismo. O local de pesquisa foi a Escola Municipal Emiliano Zapata, situada noAssentamento Cangussu, município de Barra do Choça, BA. Para tanto buscou identificar os instrumentos da burocracia estatal capitalista existentes na referida escola; analisar se a gestão implementada na escola é autoritária ou democrática, e descobrir quais os desafios e conflitos vivenciados pelo gestor da educação no MST, uma vez que ele faz os papéis de diretor/coordenador junto à burocracia estatal (Secretaria Municipal de Educação), onde predomina o capitalismo, e de militante junto ao setor de educação do Movimento, cuja predominância é o socialismo. O caminho escolhido foi, a partir do referencial teóricoweberiano e marxista, fazer uma revisão de literatura com autores que tratam das categorias analíticas do tema, a saber: burocracia, movimentos sociais, democracia e gestão. As reflexões com base nos pressupostos teóricos e nos dados coletados levou a concluir que agestão educacional do MST é democrático/participativa, com especificidades próprias voltadas para o objetivo de implementar a proposta pedagógica do Movimento tendo em vista uma pedagogia socialista. As características predominantes são a autonomia e o trabalho coletivo. A partir do marco conceitual do que é tido como burocracia nos estudos realizados durante a pesquisa, ficou claro que a forma de organização, coordenação e sistematização do MST não se encaixa nesse termo. Por isso, entendeu-se como necessário criar uma nomenclatura para essa forma de estruturação, a qual foi denominada de Racionalidade Coletiva nessa pesquisa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho coletivo | pt_BR |
dc.subject | Gestao educacional | pt_BR |
dc.subject | Burocracia | pt_BR |
dc.subject | Movimento social | pt_BR |
dc.subject | Socialismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Socialismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos sociais rurais Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | A gestao educacional do MST e a burocracia de estado | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta_a__arlete_completa.pdf | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.