Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CSLNN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A experiência do proeja em contagem: interseção entre eja e educação profissional
Authors: Hasla de Paula Pacheco
First Advisor: Antonia Vitoria Soares Aranha
First Referee: Leoncio Jose Gomes Soares
Second Referee: Suzana Lanna Burnier Coelho
Abstract: A temática educação de jovens e adultos (EJA) articulada à educação profissional apresenta uma relevância significativa como área de investigação para a compreensão das relações entre a educação e o trabalho. Nesse sentido, vem contribuir nessa direção a pesquisa intitulada A Experiência do PROEJA em Contagem: interseção entre EJA e educação profissional, que teve como questão norteadora quais seriam os fatores determinantes de sucesso e/ou fracasso na implementação de uma proposta de EJA integrada à Educação Profissional. Com esse intuito investigativo, nosso principal objetivo diante dessa indagação foi analisar os impasses, os avanços e as contribuições na articulação da EJA (ensino fundamental) com a educação profissional, na experiência de projeto-piloto no município de Contagem-MG, no período de 2005 a 2007. Dessa forma, também buscamos analisar e entender o modo como as estratégias, os princípios, as concepções e as ações propostas pelo poder público municipal impactaram os processos de escolarização voltados para a formação geral e profissionalizante dos alunos nessa modalidade. A metodologia aplicada foi baseada nos princípios da abordagemqualitativa, configurando-se em um estudo de caso, com interlocução com a pesquisa de pressupostos quantitativos, que envolveu os egressos educandos, os docentes, os parceiros do projeto e os gestores públicos como sujeitos da investigação. Quanto aos instrumentos metodológicos, utilizamos no estudo empírico a entrevista semiestruturada, a análise documental e o questionário. Essa última técnica foi uma opção escolhida para se perceber e compreender os significados das experiências vividas por esses egressos nesse projetoeducativo e, ainda, identificar os aspectos ligados à inserção deles no mercado de trabalho. No campo teórico utilizado para orientar a pesquisa, destacamos Kuenzer (1999), Manfredi (2002), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2006, 2007), dentre outros. As análises revelaramque estávamos diante da tentativa de um município de implementar, de forma inovadora, a qualificação profissional articulada à modalidade de EJA em nível de ensino fundamental. Dessa forma, apontamos que um dos resultados dessa investigação é a contribuição dessa experiência para o campo da EJA e da educação profissional no âmbito de se pensar os limites e possibilidades de uma política educacional que proporcione o desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos. No mesmo sentido, ainda evidenciamos a necessidade de se estruturaremessas duas modalidades e, consequentemente, refletir sobre as transformações das concepções e princípios da formação geral e profissional da política pública. No entanto, a efetivação desse modelo não depende somente da existência de um programa de governo que tenha princípios traçados e definidos. Esse estudo sinaliza que é importante garantir uma efetiva participação de todos os sujeitos (trabalhadores, educadores, gestores públicos, pesquisadores,entre outros) nos processos de se pensar e fazer as políticas educacionais para todos os sujeitos da educação. Para tanto, é importante que o poder público se comprometa com o diálogo entre essa instituição e os movimentos sociais, assumindo em sua agenda política os acordos estabelecidos entre estes interlocutores sociais.
Abstract: The theme Education of Youths and Adults (Educação de Jovens e Adultos EJA) added to the Professional Education presents a significant relevance in the area of investigation and comprehension of the relation between Education and Work. Based on that and tocontribution in this sense, the research is named The Experience of PROEJA in Contagem: Intersection of EJA and Professional Education that has a guiding question that is, which are the determined factors of success and/ or failure in the implementation of an integrated proposal for EJA intersectioned to professional education. With this investigative proposal, our main point against the question is analyse the impasses, development and the contribution regarding the articulation of EJA (high school) with the professional education and the experience of the pilot project in municipal of Contagem, during year 2005 until 2007. Thus, we also seek to analyze and understand how the strategies, principles, concepts and actions put forward by the municipal government have impacted in school education processes aimed at general education and professional students in this modality. The methodology was based on the principles of qualitative approach, becoming a case study, with communication with the quantitative research assumptions that involved the graduating students, teachers, the project partners and policy makers as subjects of the research. As for the methodological tools we used in the empirical study, the semi-structured interviews, document analysis and questionnaire. This last technique was a choice made to realise and understand the meanings of the experiences of these graduates in this educational project and also identify the insertion of the student in the market. In the technologic field used for guide and research, we highlightKuenzer (1999), Manfredi (2002), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2006, 2007), between others. The analysis revealed that we were facing the attempt by a municipality to implement, in an innovative way, professional qualifications, linked to the modality of Youths and Adultsin high school level. Thus, we point out that one result of this investigation is the contribution of experience in the field of Adult and Professional Education, considering the limits and possibilities of an educational policy that provides the comprehensive development of individuals involved. In the same way, we also noted the needs to the structure, in the both ways, therefore, reflect on the changing concepts and principles of general and professional training in public policy. However, the effectiveness of this model depends not only on the existence of a government program that has principles outlined and defined. This research signalize that is important to guarantee an effective participation of all the subjects (workers, educational, public managers, researcher etc.) in the process of think and do political educationalist for all the subjects of Education. Therefore, it is important that the governmentcommitted to dialogue between the institution and the social movements, taking on its political agenda the agreements between the social interlocutors.
Subject: Educação
Ensino profissional
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CSLNN
Issue Date: 6-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacaohaslapacheco.pdf581 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.