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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Matrizes filósoficas do pensamento de Anísio Teixeira |
Autor(es): | Sabina Maura Silva |
Primeiro Orientador: | Rosemary Dore Heijmans |
Primeiro Coorientador: | Umberto Margiotta |
Primeiro membro da banca : | Giovanni Semeraro |
Segundo membro da banca: | Marlos Bessa Mendes da Rocha |
Terceiro membro da banca: | Antonio Julio de Menezes Neto |
Quarto membro da banca: | Ester Vaisman |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de investigação voltada ao esclarecimento e à discussão dos pressupostos filosóficos fundamentais que arrimam o pensamento de Anísio Teixeira. A pesquisa se dedicou à discussão categorial das obras Anísio Teixeira e de John Dewey, autor que, em termos filosóficos, é a fonte de onde se nutre conceitualmente o educador brasileiro. A parte um da tese se destina à apresentação analítica do pensamento de Jonh Dewey. Buscou-se delinear o corpus de categorias essenciais a partir do qual o filósofo norte-americano constrói seu quadro conceitual elementar. Igualmente, foram examinadas as categorias fundamentais de seu pensamento, dirigidas aos problemas das relações entre a realização do programa político democrático e o processo educativo. Na parte dois da tese se analisa o pensamento de Anísio Teixeira, abordando de forma sumária o contexto dos debates acerca da finalidade e da estrutura da educação no Brasil, compreendido entre os anos nos quais Anísio Teixeira produz e publica seu pensamento. Expõe-se analiticamente o modo como o educador brasileiro, partindo da elaboração de John Dewey , entende a filosofia como forma ideológica geral e como reflexão filosofica acerca da educação. Descreve-se a forma pela qual Anísio Teixxeira entende o desenvolvimento histórico da sociedade capitalista brasileira, bem como a função que a educação e os sistemas de ensino cumpriram, e podem vir a cumprir, no mesmo. Apresenta-se, também, a "Tese da Via Colonial", elaborada pelo filósofo marxisista brasileiro José Chasin, fundamentando a crítica procedida com relação ao modo como Anísio Teixeira entende e explica o status quo sócio-político brasileiro. A conclusão se dedica à exposição ssintética dos principais resultados das pesquisas textuais e análises empreendidas na tese. É discutida, em especial, a natureza idealista do pragmatismo de Dewey e de Anísio Teixeira, bem como o caráter efetivo da democracia em confronto com a forma idealizada e abstrata na qual esta é apresentada por ambos. |
Assunto: | Educação Educação Filosofia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF |
Data do documento: | 16-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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