Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Matrizes filósoficas do pensamento de Anísio Teixeira
Autor(es): Sabina Maura Silva
Primeiro Orientador: Rosemary Dore Heijmans
Primeiro Coorientador: Umberto Margiotta
Primeiro membro da banca : Giovanni Semeraro
Segundo membro da banca: Marlos Bessa Mendes da Rocha
Terceiro membro da banca: Antonio Julio de Menezes Neto
Quarto membro da banca: Ester Vaisman
Resumo: O presente trabalho é resultado de investigação voltada ao esclarecimento e à discussão dos pressupostos filosóficos fundamentais que arrimam o pensamento de Anísio Teixeira. A pesquisa se dedicou à discussão categorial das obras Anísio Teixeira e de John Dewey, autor que, em termos filosóficos, é a fonte de onde se nutre conceitualmente o educador brasileiro. A parte um da tese se destina à apresentação analítica do pensamento de Jonh Dewey. Buscou-se delinear o corpus de categorias essenciais a partir do qual o filósofo norte-americano constrói seu quadro conceitual elementar. Igualmente, foram examinadas as categorias fundamentais de seu pensamento, dirigidas aos problemas das relações entre a realização do programa político democrático e o processo educativo. Na parte dois da tese se analisa o pensamento de Anísio Teixeira, abordando de forma sumária o contexto dos debates acerca da finalidade e da estrutura da educação no Brasil, compreendido entre os anos nos quais Anísio Teixeira produz e publica seu pensamento. Expõe-se analiticamente o modo como o educador brasileiro, partindo da elaboração de John Dewey , entende a filosofia como forma ideológica geral e como reflexão filosofica acerca da educação. Descreve-se a forma pela qual Anísio Teixxeira entende o desenvolvimento histórico da sociedade capitalista brasileira, bem como a função que a educação e os sistemas de ensino cumpriram, e podem vir a cumprir, no mesmo. Apresenta-se, também, a "Tese da Via Colonial", elaborada pelo filósofo marxisista brasileiro José Chasin, fundamentando a crítica procedida com relação ao modo como Anísio Teixeira entende e explica o status quo sócio-político brasileiro. A conclusão se dedica à exposição ssintética dos principais resultados das pesquisas textuais e análises empreendidas na tese. É discutida, em especial, a natureza idealista do pragmatismo de Dewey e de Anísio Teixeira, bem como o caráter efetivo da democracia em confronto com a forma idealizada e abstrata na qual esta é apresentada por ambos.
Assunto: Educação
Educação Filosofia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF
Data do documento: 16-Jun-2010
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