Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosemary Dore Heijmans | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Umberto Margiotta | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giovanni Semeraro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marlos Bessa Mendes da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Antonio Julio de Menezes Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ester Vaisman | pt_BR |
dc.creator | Sabina Maura Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T20:11:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T20:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-16 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7DYF | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de investigação voltada ao esclarecimento e à discussão dos pressupostos filosóficos fundamentais que arrimam o pensamento de Anísio Teixeira. A pesquisa se dedicou à discussão categorial das obras Anísio Teixeira e de John Dewey, autor que, em termos filosóficos, é a fonte de onde se nutre conceitualmente o educador brasileiro. A parte um da tese se destina à apresentação analítica do pensamento de Jonh Dewey. Buscou-se delinear o corpus de categorias essenciais a partir do qual o filósofo norte-americano constrói seu quadro conceitual elementar. Igualmente, foram examinadas as categorias fundamentais de seu pensamento, dirigidas aos problemas das relações entre a realização do programa político democrático e o processo educativo. Na parte dois da tese se analisa o pensamento de Anísio Teixeira, abordando de forma sumária o contexto dos debates acerca da finalidade e da estrutura da educação no Brasil, compreendido entre os anos nos quais Anísio Teixeira produz e publica seu pensamento. Expõe-se analiticamente o modo como o educador brasileiro, partindo da elaboração de John Dewey , entende a filosofia como forma ideológica geral e como reflexão filosofica acerca da educação. Descreve-se a forma pela qual Anísio Teixxeira entende o desenvolvimento histórico da sociedade capitalista brasileira, bem como a função que a educação e os sistemas de ensino cumpriram, e podem vir a cumprir, no mesmo. Apresenta-se, também, a "Tese da Via Colonial", elaborada pelo filósofo marxisista brasileiro José Chasin, fundamentando a crítica procedida com relação ao modo como Anísio Teixeira entende e explica o status quo sócio-político brasileiro. A conclusão se dedica à exposição ssintética dos principais resultados das pesquisas textuais e análises empreendidas na tese. É discutida, em especial, a natureza idealista do pragmatismo de Dewey e de Anísio Teixeira, bem como o caráter efetivo da democracia em confronto com a forma idealizada e abstrata na qual esta é apresentada por ambos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Filosofia | pt_BR |
dc.title | Matrizes filósoficas do pensamento de Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1___matrizes_filosoficas_do_pensamento_de_anisio_teixeira_final.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.