Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7FKL
Type: Tese de Doutorado
Title: Uma pedagogia da experiência do encontro bordada nas trocas: Associação de Mulheres do Bairro Bethânia - Ipatinga, MG
Authors: Maria Luciana Brandao Silva
First Advisor: Ines Assuncao de Castro Teixeira
First Referee: Marilia Pinto de Carvalho
Second Referee: Magda Maria Bello de Almeida Neves
Third Referee: Marlise Miriam de Matos Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
Abstract: O estudo reconstitui parte da história dos grupos de mulheres do município de Ipatinga/Minas Gerais, entre a segunda metade da década de 70 (século XX) e os dias atuais. Focaliza, em especial, a Associação de Mulheres do Bairro Bethânia (AMBB), existente há mais de 30 anos, que se reúne semanalmente para a realização de atividades artesanais, sendo o bordado uma de suas marcas identitárias. A investigação buscou compreender a rotina de funcionamento, as formas de participação, as tensões e dificuldades, as relações e os viveres do grupo e das mulheres que o integravam entre 2007 e 2009. Partindo do pressuposto teórico de que a experiência (trans)forma, por ser algo da ordem do vivido e do significado, algo em que o sujeito está envolvido e implicado, o estudo privilegiou a análise das experiências vividas por essas mulheres em sua convivência na AMBB. Entre outras de suas descobertas destaca-se o fato de aqueles momentos de encontro são experiências carregadas de significados, de aprendizados, de sentimentos e afetos, embora variem a amplitude e intensidade dos mesmos entre umas mulheres e outras. O conteúdo e a forma dos processos educativos vivenciados por aquelas mulheres extrapolam os saberes das atividades artesanais desenvolvidas, ampliando-se para as relações que elas estabelecem entre si e com os outros, no grupo e fora dele, forjando novas concepções sobre suas vidas em casa e fora dela, possibilidades vividas de modo não homogêneo pelo conjunto daquelas mulheres. A pesquisa revelou, sobretudo, que na Associação das Mulheres do Bairro Bethânia, por entre fios e panos, as mulheres vão tecendo uma pedagogia do encontro e da troca entre mulheres, inscrita em seus momentos juntas, nos quais está presente a dádiva: do compartilhar o que se sabe e aprender o que não se sabe. Ali estão elas desenhando, costurando, laborando nos encontros, os bordados de suas vidas e histórias de mulheres. Essa pedagogia ali está em várias figurações que possibilitavam não somente o aprendizado das atividades com as mãos, mas os saberes da reinvenção de novas relações e sociabilidades, de novos pensamentos e visões sobre si mesmas, sobre suas vidas em casa, sobre seus viveres no mundo. A pesquisa se desenvolveu nos marcos dos estudos qualitativos, mediante a realização de observação de campo, especialmente as reuniões e atividades da Associação; de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com as mulheres do grupo e através de levantamento documental complementar.
Abstract: The study reconstructs part of the history of women's groups in the city Ipatinga/Minas Gerais, between the second half of the 70s (century XX) and the present days. It focuses, in particular, the Association of Women Bethania´s Village (AMBB), in existence for over 30 years, which meets weekly for achievement of craft activities, with embroidery of their brand identity. The study aimed to understand the routine of operation, the forms of participation, tensions and difficulties, the relationship and live of the group of women who belonged between 2007 and 2009. Based on the theoretical assumption that experience (trans) form, it experienced something of the order and meaning, something in which the subject is engaged and involved, the study focused on the analysis of the experiences of these women in their coexistence in AMBB. Among other highlights of their findings is the fact that those meetings are charged of experiences and meaning, learning, feelings and emotions, although they change in scope and intensity of them between each one of those women and others. The content and form of educational processes experienced by those women go beyond the knowledge of the craft activities developed, extending for the relations they establish among themselves and with others in the group and outside it, forging new conceptions of their lives at home and outside, chances lived in a non-homogeneous by all those women. The research showed in particular that the Association of the Women of Bethania´s Village, between yarn and cloth, women weave pedagogy of the encounter and exchange among women enrolled in their moments together, in whom this is the gift: to share what know and learn what it is not known. There they are drawing, sewing, laboring in the meetings, and the embroidery of their lives and stories of women. The pedagogy that is there in various figurations that enabled not only the learning activities with their hands, but the knowledge of the reinvention of new relations and sociability, new thoughts and views about themselves, about their lives at home, about their lives in the world . The research was developed within the framework of qualitative studies, by conducting observations, especially the meetings and activities of the Association; structured interviews and semi-structured interviews with women in the group and through archival supplement.
Subject: Bordado Aspectos sociais
Educação Aspectos sociais
Encontros (Costumes sociais)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8C7FKL
Issue Date: 24-May-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_luciana_brand_o.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.