Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCE3B
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A construção social do currículo nas reformas do curso delicenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal deAlfenas (UNIFAL-MG)
Authors: Gabriel Menezes Viana
First Advisor: Julio Emilio Diniz Pereira
First Referee: Luciola Licinio de C P Santos
Second Referee: Marcos Daniel Longhini
Third Referee: Joao Valdir Alves de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Monica Angela de Azevedo Meyer
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar os principais fatores responsáveis por mudanças no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Fundamentado na ideia da construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b, 1997), nos concentramos nas relações entre os sujeitos que estiveram diretamente envolvidos na construção do currículo desse curso, em como seus interesses e concepções influenciaram esse processo de mudança. Os estudos de ThomasPopkewitz (1997) também foram de fundamental importância para nos permitir compreender a reforma como um fenômeno ecológico, ou seja, considerar as transformações no contexto externo à instituição para as reformas no currículo. A abordagem teórico-metodológicaadotada foi o estudo de caso (YIN, 2005) de modo que utilizamos os documentos e entrevistas individuais semiestruturadas, para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que os principais fatores que influenciaram a construção social do currículo estudado foram:as transformações sofridas pela Instituição assim como o próprio contexto políticoeducacional do país nas duas últimas décadas, os interesses dos agentes envolvidos diretamente nos processos de reforma, os discursos produzidos a partir da aprovação dasdiretrizes curriculares para a formação de professores e sobre a regulamentação da profissão do biólogo.
Abstract: This research has its central objective to analyze the main factors responsible for changes in the curriculum of a Teacher Training Course in Science and Biology led by Federal University of Alfenas. Based on Ivor Goodsons idea of curriculum as a social construction, this study focus on the relationship among people directly involved in the organization of the curriculum trying to understand how their interest and conceptions influenced this process of changes. Thomas Popkewitz study on reform was also important because it allows to understand curriculum reform as an ecologic phenomenal, in other words his work shows howimportant is the context outside the school in the process of curriculum change. The methodological approach is the case studies where was used documents and semi-structured interviews to collect the data. In conclusion the study points that the main factors which influenced the construction of the curriculum were: the transformation undergone by theinstitution as well by the Brazilian political and educational context in the last two decades; the interest of the agents directly involved in the reform process; the discourses about the Brazilian teacher training courses curriculum guidelines and the state regulation on the profession on biologist.
Subject: Educação
Universidades e faculdades Currículos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCE3B
Issue Date: 6-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___gabriel_menezes_viana.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.