Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Modelagem e minimização do consumo de combustível para rotas de coleta de lixo |
Autor(es): | Reinaldo de Souza Xavier |
Primeiro Orientador: | Adriano Chaves Lisboa |
Primeiro Coorientador: | Rodney Rezende Saldanha |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Douglas Alexandre Gomes Vieira |
Resumo: | A coleta de lixo consiste de um veículo e de um conjunto de empregados que devem atender às demandas existentes nos segmentos de ruas, respeitando-se as restrições existentes. Oatendimento deve ser feito reduzindo-se os custos relativos à coleta de lixo, e tais custos dizem respeito principalmente à minimização do custo de combustível cuja característica não linear dificulta a elaboração de algoritmo eficaz para a sua solução. O propósito desta dissertaçãoé apresentar uma solução de minimização de consumo de combustível, utilizando técnicas de programação linear associadas a métodos heurísticos. O modelo é validado em um conjunto de problemas-teste no decorrer do seu desenvolvimento e, em seguida, aplicado em um dosdezoito distritos da área urbana de Montes Claros - Minas Gerais, permitindo uma comparação dos valores obtidos com aqueles atualmente praticados. Foi obtida uma redução de 5% no consumo de combustível que é um valor bastante significativo, haja vista que os gastos com os serviços de limpeza urbana representam 15% do custeio total do município |
Abstract: | The waste collection consists of a vehicle and a set of workers that should collect the demand identified in the edges, considering the existing constraints. The attendance should be made reducing the garbage collecting costs, and such costs refer mainly to the fuel consumption whose nonlinearity characteristic embarrasses the formulation of algoritms that can solve the problem. The purpose of this work is to present a solution to the fuel consumption minimization,using linear programming model joined with heuristic methods. The model isauthenticated in a set of problems during the development of the model and after that it is tested in the garbage collection in one urban district of Montes Claros - Minas Gerais, allowing a comparison between both of the values. It was perceived a reduction of 5% in the fuel consumption when both of the cases are compared. This percentage is expressive, considering that urban cleanness services are responsible for 15% of the costs of the municipality |
Assunto: | Engenharia elétrica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCJG5 |
Data do documento: | 1-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.