Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
Autor(es): Fernanda Mauricio Simoes
Primeiro Orientador: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Primeiro Coorientador: Vera Masagao Ribeiro
Primeiro membro da banca : Miria Gomes de Oliveira
Segundo membro da banca: Maria Zelia Versiani Machado
Resumo: Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.
Abstract: In this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator.
Assunto: Educação
Letramento
Educação do adolescente
Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais
Educação de adultos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Data do documento: 19-Ago-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf20.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.