Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
Autor(es): | Fernanda Mauricio Simoes |
Primeiro Orientador: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
Primeiro Coorientador: | Vera Masagao Ribeiro |
Primeiro membro da banca : | Miria Gomes de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Maria Zelia Versiani Machado |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana. |
Abstract: | In this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator. |
Assunto: | Educação Letramento Educação do adolescente Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais Educação de adultos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q |
Data do documento: | 19-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf | 20.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.