Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria da Conceicao F Reis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Vera Masagao Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miria Gomes de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Zelia Versiani Machado | pt_BR |
dc.creator | Fernanda Mauricio Simoes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T18:33:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T18:33:19Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q | - |
dc.description.abstract | In this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Numeramento | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf | 20.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.