Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vera Masagao Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Zelia Versiani Machadopt_BR
dc.creatorFernanda Mauricio Simoespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:33:19Z-
dc.date.available2019-08-09T18:33:19Z-
dc.date.issued2010-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q-
dc.description.abstractIn this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectNumeramentopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducação do adolescentept_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensino Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleApropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJApt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf20.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.