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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento e análise de métodos de reconstrução de trajetória de aeronaves
Autor(es): Plinio Marvila Fagundes
primer Tutor: Leonardo Antonio Borges Torres
primer Co-tutor: Luis Antonio Aguirre
Resumen: Reconstrução de trajetória de vôo consiste no procedimento utilizado para se inferir a respeito da posição e da atitude de veículos, ao longo do tempo, a partir de um conjunto limitado de medições. No presente trabalho, esse problema é abordado como um problema de determinação de curvas ótimas, sob o ponto de vista da sua aproximação das séries temporais correspondentes medidas a partir de ensaios em vôo de aeronaves de asa fixa, via minimização do erro quadrático médio. As informações disponíveis para a realização desse procedimento são provenientes de unidades de medição inercial (IMU) e de sistemas de posicionamento global (GPS). Como subproduto do procedimento de reconstrução de trajetória, obtêm-se estimativa dos termos de polarização associados às medições de velocidades angulares e acelerações de translação, essenciais no processamento subsequente de dados de ensaio em vôo para fins de modelagem matemática da aeronave. Neste trabalho, apresentam-se treze algoritmos de otimização empregados para reconstrução de trajetórias de aeronaves cujo desempenho é avaliado em três cenários distintos determinados pelo tipo de manobra executada, nível de contaminação de ruído e número de variáveis medidas.
Abstract: Flight path reconstruction comprises vehicle position and attitude estimation, during a certain period of time, from a limited set of measurements. In this work this procedure is viewed as an optimization problem related to the search for optimal curves, in a mean square sense, corresponding to the measured times-series, acquired from flight test data of fixed wing aircraft. The information available to execute the procedure corresponds to data from an inertial measurement unit (IMU), together with global positioning system data (GPS). As a by-product of the flight path reconstruction activity the instruments biases are also estimated, which is essential in the posterior aircraft mathematical model identification process. Thirteen optimization algorithms are present and analysed. Their performance is evaluates in three different scenarios related to maneuver type, noise contamination and number of measured variables.
Asunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CUGXE
Fecha del documento: 4-jun-2007
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