Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CZEJM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estimação e compensação da influência da temperatura do gás manométrico em um sensor de pressão: um estudo de caso usando sensor piezoresistivo
Authors: Francisco Ermelindo de Magalhaes
First Advisor: Luis Antonio Aguirre
Abstract: Este trabalho tem por objetivo estudar a necessidade de compensação dos efeitos da temperatura do gás manométrico em um sensor de pressão. A influência da temperatura pode ser observada durante a utilização de um Padrão Digital de Pressão (DPG). Uma motivação para este trabalho foi a possibilidade de usar um sensor de pressão de baixo custo como padrão secundário de transferência de pressão visando o aumento da vida útil do DPG. Propositadamente foi escolhido um sensor cuja saída fosse influenciada pela temperatura do gás manométrico. Então, a primeira meta deste trabalho é quantificar a necessidade da compensação dos efeitos dinâmicos e estáticos da temperatura no sensor de pressão. A segunda meta é, de fato, executar a compensação e avaliar do desempenho do sensor. Este estudo envolve a aplicação da variação controlada da temperatura do gás manométrico no sensor de pressão e a avaliação do comportamento do mesmo durante a variação da temperatura. Desenvolveu-se e testou-se uma metodologia para a compensação do efeito da temperatura, objetivando quantificar e compensar os efeitos espúrios da temperatura. Os resultados, discutidos neste trabalho, sugerem que só é necessária a compensação do efeito estático da temperatura e que, quando realizada, tal compensação habilita o uso deste sensor, de custo relativamente baixo, como padrão secundário de transferência de pressão.
Abstract: This work is concerned with the need for temperature compensation in a pressure sensor. One motivation for this work is the cheap of pressure sensors as secondary standards instead of a more expensive the Digital Pressure Gauge (DPG). The output of such sensors, however, are influenced by the manometric gas temperature. Therefore, the first goal of this work was to quantify the need for static and dynamic temperature compensation. The second goal was then to actually perform compensation and assess overal performance. In order to do so, a special set up was built and large number of dynamic and static tests were carefully performed. A methodology was then defined in order to quantify and compensate for spurious temperature effects. The results discussed in this work suggest that only static compensation of temperature effects are required and that, when accomplished, such a compensation enables the use of relatively cheap pressure sensors as secondary standards.
Subject: Engenharia elétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CZEJM
Issue Date: 15-Mar-2001
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
francisco_ermelindo_de_magalh_es.pdf6.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.