Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DAJ7X
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Inserção socioprofissional de jovens do campo: desafios e possibilidades de egressos da Escola Família Agrícola Bontempo
Authors: Marinalva Jardim Franca Begnami
First Advisor: Antonio Julio de Menezes Neto
First Co-advisor: Maria Isabel Antunes Rocha
First Referee: Joao Batista Pereira de Queiroz
Second Referee: Maria de Fatima Almeida Martins
Third Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar a inserção socioprofissional de jovens do campo, a partir dos egressos da Escola Família Agrícola Bontempo, situada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A EFA Bontempo, criada em 2000, trabalha através da Pedagogia da Alternância, modalidade de educação regular, desenvolvida no Brasil há mais de cinquenta anos. A EFA Bontempo foi a primeira, em Minas Gerais, a ofertar o Ensino Médio de Nível Técnico, tendo como público prioritário os filhos dos agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha. Buscouse identificar e analisar os desafios e possibilidades vivenciados pelos egressos para inserção no espaço produtivo, social, político e cultural. Para tanto, a investigação teve como foco o projeto profissional, construído no percurso formativo da EFA, e considerado eixo mediador da inserção dos jovens. Adotou-se a abordagem quali-quantitativa por entender que são abordagens interligadas, essenciais na compreensão do objeto de estudo. Entre as fontes de coleta de dados, recorreu-se à pesquisa documental, ao questionário e entrevistas semiestruturadas. Do universo de 146 egressos da EFA Bontempo, compreendendo o período de 2003 a 2007, foram enviados questionários para 128 e destes, 90, deram retorno à pesquisa. A análise dos dados coletadosatravés de questionários revela que, entre os noventa egressos participantes da pesquisa, 59 são do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Estão na faixa etária entre 19 e 42 anos, sendo amaioria entre 21 e 26 anos, tanto homens quanto mulheres. Entre eles, 85% são solteiros, e, entre os casados, os homens são maioria. A opção dos egressos pela EFA Bontempo foi prioritariamente por ser uma escola que oferecia Ensino Médio e Técnico. Constata-se que 39%dos egressos, cursaram ou estão cursando Ensino Superior. Esse fenômeno revela que, para além da tendência de maior acesso das juventudes ao Ensino Superior, principalmente nos últimosanos, o prolongamento da escolarização está relacionado à falta de emprego, que também se dá no campo. Embora uma minoria dos egressos tenha colocado seus projetos profissionais emprática, boa parte tentou e não conseguiu e a maioria gostaria de colocá-lo em prática. O estudo revela que a escolha dos temas dos projetos está relacionada às atividades das famílias, quemajoritariamente, se encontram na área da produção agropecuária. Dos desafios apresentados pelos egressos para aplicarem seus projetos, entre outros, destaca-se o acesso a terra e ao crédito, principalmente ao Pronaf Jovem. Os dados mostram que, direta ou indiretamente, a formação em alternância contribuiu para melhorar a participação social dos jovens, pois 89% participam de atividades sociais na comunidade. As atividades da agricultura familiar, comércio, educação,organização social, movimentos sociais e sindical são as áreas de maior inserção profissional dos egressos. Constatou-se que 63% dos egressos estão em ocupações compatíveis com a sua formação, no entanto, 98% desejam inserir. A análise desse fenômeno mostra a importância para os jovens do campo de ter oportunidades de acesso à formação profissional e trabalho, condições essenciais para usufruir do direito à liberdade de sair do campo, e mais especificamente, do Vale do Jequitinhonha, por opção, não por falta de oportunidades. Assim, concluímos que, apesar dos desafios postos aos jovens do campo, egressos da EFA Bontempo, o cenário é também de possibilidades de inserção em diversos espaços produtivos, social, cultural e político no campo e na cidade.
Abstract: This study aimed to analyze the socio-professional integration of young people from the rural areas, graduates from the Escola Família Agrícola Bontempo, located on Jequitinhonha valley, Minas Gerais. The EFA Bontempo, established in 2000, works through the alternationpedagogy, regular mode of education developed in Brazil for over fifty years. The EFA Bontempo was the first in Minas Gerais to offer technical courses in High School, whose primary audience was agriculturists sons from Jequitinhonha Valley. It was tried to identify and to analyze the challenges and opportunities experienced by the graduates during the insertion in the productive, social, political and cultural spaces. For this purpose, the research focused on the professional project built during the school formative path, which was also considered the centerline to the inclusion of these young people. The approaches adopted were qualitative and quantitative, as it was understood that they are interconnected and essential to understand the study object. Among the sources of data collection, it was necessary to resort to desk research,questionnaire and semi-structured interviews. From the universe of 146 graduates, on the period from 2003 to 2006, 128 questionaries were sent, and from these 90 gave return to the research.The analysis of the data collected through questionnaires reveals that among ninetygraduates participants, 59 were male and 31 were female. They are aged between 19 and 42 years, mostly between 21 and 26 years old, both men and women. Among them, 85% are single, and, among the married graduates, men are the majority. The choice of graduates for studying atEFA Bontempo was primarily due to the fact that it is a school which offers High School and technical courses. It was found that 39% of the graduates attended or are attending college. This phenomenon shows that, overcoming the tendency of a bigger access of young people to Higher Education, especially nowadays, schooling extension is related to the lack of employment, which also occurs in the rural areas. Although a minority of graduates has put their professional projects into practice, most tried and failed it, and most of them would like to practice it. Thestudy shows that the themes choice of the projects is related to families activities, mostly in the agricultural production area. The challenge presented by the students to implement their projects, among others, was the access to land and credit, especially to Pronaf Jovem. The data show that, directly or indirectly, the alternation pedagogy formation helped to improve social participation of young people, since 89% of them participate in social activities in their communities. The activities of family agriculture, commerce, education, social organization, and union and social movements are the biggest areas of employability of these graduates. It was found that 63% of them are in occupations which are consistent with their professional formation. However, 98% of them want to insert in their formation field. The analysis of this phenomenon shows the importance, for rural youth, of having the opportunity to accessprofessional formation and work, which are essential conditions to exercise the right of being free to leave the rural areas, and more specifically Jequitinhonha Valley, by their own choice, notby lack of opportunities. Thus, in conclusion, despite the challenges faced by the rural youth who graduated from EFA Bontempo, the scenario is also of possibilities of insertion in several social, cultural and political productive spaces, in the field and in the city.
Subject: Educação
Ensino agricola
Educação Aspectos sociais
Educação rural
Escola Família Agrícola Bontempo
Ensino profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DAJ7X
Issue Date: 29-Oct-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_de_marinalva_jardim_franca_begnami.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.