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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Melhoria da Lingotabilidade do Aço Inoxidável Ferrítico AISI 409 na ArcelorMittal Inox Brasil
Autor(es): Joilson Moreira Ferreira da Silva
primer Tutor: Roberto Parreiras Tavares
primer miembro del tribunal : Luiz Fernando Andrade de Castro
Segundo miembro del tribunal: Pedro José Nolasco Sobrinho
Resumen: O aço inoxidável é consagrado pela sua beleza e resistência a corrosão. O aço inoxidável ferrítico, sem adição de níquel, é responsável pelo aumento da demanda mundial, devido às vantagens econômicas em relação aos austeníticos. Na indústria automobilística, principalmente nos sistemas de exaustão de automóveis, são utilizados os aços inoxidáveis ferríticos estabilizados ao titânio e/ou nióbio, combaixos teores de carbono e nitrogênio, com elevada resistência à corrosão. O aço AISI 409, que corresponde ao aço P409A conforme normalização interna na AMIB (ArcelorMittal Inox Brasil), é o mais utilizado nos sistemas de exaustão. Um dos desafios para a produção do aço inoxidável P409A é a obstrução da válvula submersa durante o processo de lingotamento na aciaria o que acarreta na perda daqualidade das placas. Neste trabalho, foram analisadas as válvulas que apresentaram obstrução e constatado a presença de óxidos de titânio (TiO2), de alumínio (Al2O3) e de magnésio (MgO). Após o levantamento dos óxidos presentes nas válvulas submersas, foram feitas correlaçõesentre os teores de Ti, Si e da relação Si/Ti versus o índice de obstrução, visando obter uma faixa ótima de composição química que possibilitasse uma melhora na lingotabilidade do aço. Foi constatado que relação Si/Ti maior do que 3,5 reduz drasticamente a ocorrência deobstrução nas válvulas submersas e, como conseqüência da melhoria da lingotabilidade do aço P409A, foi reduzido o índice de esmerilhamento de placas de 43,1% em 2006 para 27,9% em 2009 e reduzido o índice de desvio por esfoliação em bobinas laminadas a frio de 1,9% em 2006 para 0,5% em 2009. Visando garantir a qualidade intrínseca do material foram analisadas a microestrutura, micropureza, anisotropia e propriedades mecânicas do aço P409A e não foram constatadas alterações nas mesmas após as modificações propostas na composição química.
Abstract: Stainless steels are known for their beauty and corrosion resistance. Ferritic stainless steels, without nickel, are responsible for the increase the consumption of stainless steels in the world, due to the economic advantage as compared to austenitic stainless steels. In the automobile industry, more specific in the cars exhaust system, the use of ferriticstainless steels stabilized with titanium and/or niobium, with low carbon and nitrogen contents and good corrosion resistance, is very common. The AISI 409 steel, corresponding to the P409A steel in the internal ArcelorMittal Inox Brazil normalization, is the most used steel in the exhaust system. During the casting of P409A steels, a frequent problem is the clogging of the submerged entry nozzle. This clogging affects productivity and quality of the steel. In the present work, submerged entry nozzles presenting clogging were analyzed. Titanium (TiO2), aluminum (Al2O3) and magnesium oxides (MgO) were detected in these nozzles. The effects of Ti and Si contents and of the Si/Ti ratio on the occurrenceof nozzle clogging were then investigated. It was determined that Si/Ti ratio inferior than 3.5 significantly reduced nozzle clogging and improved the castability of the P409 steel, without affecting its the microstructure,cleanliness, anisotropy and mechanical properties. The improvement in the castability lead to a reduction in slab grinding index from 43.1 % in 2006 to 27.9 % in 2009 and also in the deviation in cold rolling due to skinlamination from 1.9% in 2006 to 0.5% in 2009
Asunto: Engenharia metalúrgica
Metalurgia extrativa
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DJF9F
Fecha del documento: 13-nov-2009
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