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Type: Tese de Doutorado
Title: Trajetórias de apropriação de vídeos e filmes porum grupo de professores de língua inglesa
Authors: Francisco Wellington Borges Gomes
First Advisor: Ricardo Augusto de Souza
First Referee: Vera Lúcia Santiago Araújo
Second Referee: Mariney Pereira da Conceição
Third Referee: Ana Cristina Fricke Matte
metadata.dc.contributor.referee4: Junia de Carvalho Fidelis Braga
metadata.dc.contributor.referee5: Carla Viana Coscarelli
Abstract: A TV e o vídeo já chegaram a ser vistos como ameaça à educação formal, acusados de disseminar um mundo fictício à realidade dos alunos, induzi-los a mergulhar em um mundo violento e de controle de ideologias, além de roubar-lhes tempo que poderia ser gasto estudando. Entretanto, esta visão tem sido substituída à medida que, cada vez mais rápido, os meios e tecnologias de comunicação e informação se estabelecem como espaços de socialização e de aprendizagem. Associados a recursos e desenvolvimentos tecnológicosrecentes, as produções audiovisuais estão presentes nos mais diversos aparelhos e ambientes, inclusive na escola, mostrando que a popularização da tecnologia pode dar outros rumos às tradicionais práticas escolares, consolidando novos hábitos, valores, tipos de interação e formas de aprendizado. No ensino de línguas estrangeiras, por exemplo, é comum a ideia de que a TV e o vídeo podem proporcionar experiências de aprendizagem mais autênticas e significativas para os alunos. Entretanto, a inserção de novos recursos tecnológicos no ensino (ou de novos usos para recursos antigos) não é um processo simples. Ela envolve diversos fatores, dentre eles, alguns relacionados ao professor. São os professores que, na prática,determinam se uma tecnologia será ou não implementada com eficiência. Simplesmente exigir que professores adotem novas práticas e artefatos tecnológicos em sua atividade profissional sem antes considerar como eles os veem, quais suas expectativas, necessidades e disponibilidades pode contribuir para que a tecnologia não seja adotada com eficácia, mesmo quando motivada por decisões políticas, decretos e leis. Este trabalho considera o professor como o elemento-chave para a mudança no ensino formal e para a adoção de artefatos tecnológicos, como a TV e o vídeo, à medida que investiga como se dá o processo de adoção de vídeos e filmes por um grupo de professores de língua inglesa. Para isto, o referencial teórico se baseia em elementos da Teoria Sociocultural tais como a Teoria da Atividade (Engeström, Miettinen & Punamäki, 1999; Tolman, 1999; Lekstorsky, 1999; Lantolf, 2000), a Teoria do Aprendizado Expansivo (Engeström, 1999), a Teoria da Percepção e Ação e a Teoria da Affordance (Gibson, 1986; Van Lier, 1998; Albrechtsen et al, 2001; Günter, 2003). Conceitos como o de Normalização (Bax, 2003), de Multimodalidade (Granström, House & Karlson, 2002; Massaro, 2002; Chares & Kalterbacher, 2004), de Convergência (Jenkins, 2004), e o modelo de apropriação tecnológica proposto por Sandhotlz, Ringstaff & Dwyer (1997) também foram amplamente utilizados. Este estudo consiste em uma investigação de natureza qualitativa orientada pelos princípios e procedimentos da pesquisa-ação e verifica os estágios/trajetórias pelos quais os professores de língua inglesa de um curso de extensão daUniversidade Federal do Piauí passaram ao participar em um grupo de trabalho criado para discutir os benefícios, problemas e procedimentos relativos ao uso de filmes e vídeos como ferramenta didática. Seus objetivos iniciais eram descobrir as percepções que os referidosprofessores tinham sobre filmes e vídeos como artefato didático-tecnológico, as relações entre percepções positivas e negativas a respeito da tecnologia e as ações para a sua adoção, além de investigar como se processava a busca pela solução de problemas decorrentes da implementação tecnológica na sala de aula. Os resultados mostram que experiências profissionais e pessoais dos professores com vídeos e filmes podem afetar a forma como elesenxergam a tecnologia em seu ambiente de trabalho e que a rejeição está relacionada a um alto grau de incertezas sobre sua a aplicabilidade e eficácia. Entretanto, à medida que incertezas são reduzidas, os professores tornam-se mais receptivos à tecnologia e passam aassumir posturas que visam inseri-las de forma integrada em suas aulas.
Abstract: The TV and the video have already been seen as a threat to formal education, accused of spreading a world out of reality, of inducing students to submerge in a world of violence and ideology controlling, and of taking time that students could use studying. However, this pointof view has been replaced as quick as the means of communication and information technology stablish themselves as spaces for socialization and learning. In association with other resources and recent technological breakthoughs, audiovisual productions are present ina variety of mechanisms and environments, including schools, showing that the popularization of technology can give new directions to traditional school practices, consolidating new habits, values and kinds of interaction. In foreign language teaching, for instance, it seems a consensus that TV and video resources can offer students more authentic and meaningful experiences of learning. However, the insertion of new technological resources in teaching (or new uses for old resources) is not a simple process. It deals with several factors, amongst which are the ones related to teachers. They are, effectively, the oneswho determine wether a technology will be implemented efficiently or not. Simply demanding that teachers adopt new practices and technological artifacts in their professional activity without considering how they see the technology, what their expectations and willings are can contribute for it not to be adopted efficiently, even when motivated by political decisions, enactments and laws. This work considers teachers as a key element forchangings to happen in formal education, as well as for the adoption of technological artifacts, like the TV or video, as it investigates how the process of adoption of video and films by a group of english teachers occurs. For that, the theoretical background is based on elements ofSociocultural Theory such as Activity Theory (Engeström, Miettinen & Punamäki, 1999; Tolman, 1999; Lekstorsky, 1999; Lantolf, 2000), the Theory of Expansive Learning (Engeströn, 1999), the Theory of Perception and Action and the Theory of Affordance (Gibson, 1986; Van Lier, 1998; Albrechtsen et al, 2001; Günter, 2003). Concepts like Normalization (Bax, 2003), Multimodality (Granström, House & Karlson, 2002; Massaro, 2002; Chares & Kalterbacher, 2004), Convergency (Jenkins, 2004), and the model of technological adoption conceived by Sandhotlz, Ringstaff & Dwyer (1997) were also largely used. This study consists of an investigation of qualitative nature oriented by the principlesand procedings of action reserch. It verifies the stages/trajectories through which the english teachers of an extension course at Universidade Federal do Piauí went when participating of awork group created to discuss the benefits, problems and procedings related to the use of video and films as a didactic tool. The objectives of this research were to identify whether and how the teachers perceived video and films as a didactic-thecnological artifact, the relationship between positive/negative perceptions and actions directed to the adoption, as well as investigatin on how problem solving activities were conducted. The results show that professional and personal experiences with video and films can affect the way teachers see techology in their work environment. It also shows that rejection is related to a high level ofuncertainties concerning the applicability and efficiency of the technological artifact. However, when uncertanties are reduced, teachers become more receptible to technology and begin to adopt postures that aim at inserting it integratively in their classes.
Subject: Televisão na educação
Atividades criativas na sala de aula
Lingüística
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Cinema na educação
Professores de inglês Atitudes
Língua inglesa Métodos de ensino Falantes estrangeiros
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EBN6C
Issue Date: 30-Nov-2010
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