Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNNN4
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Influências entre os estados emocionais e motivacionais dos alunose os resultados de testes de Física
Autor(es): Jose Luiz Saldanha da Fonseca
Primeiro Orientador: Sergio Luiz Talim
Primeiro membro da banca : Jordelina lage Martins Wykrota
Segundo membro da banca: Maria Teresa Gonzaga Alves
Terceiro membro da banca: Jose Francisco Soares
Quarto membro da banca: Sergio Dias Cirino
Resumo: Nosso objetivo, neste trabalho, foi pesquisar o poder preditivo dos fatores afetivos, mais especificamente a motivação e a emoção, para os resultados de uma avaliação dos conhecimentos básicos de Física e, também, as relações recíprocas entre estados emocionais do aluno e o seu desempenho no teste. Avaliamos uma amostra de 217 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal,controlando os fatores demográficos e de aptidão cognitiva. Utilizamos uma metodologia quantitativa, por meio de estratégias de análise multivariada de dados - estatística descritiva, regressão linear, análise fatorial - tendo o resultado na avaliação como a variável dependente e as variáveis motivacionais, emocionais e demográficas como variáveis explicativas. As variáveis motivacionais utilizadas foram as crenças deauto-eficácia e do valor da tarefa, a orientação do objetivo, a importância atribuída à inteligência, o envolvimento e o interesse na disciplina de Física. As variáveis emocionais foram a expectativa antes do teste, a ansiedade, a satisfação e o compósito irritado/deprimido. A coleta de dados foi feita por meio de três questionários: no primeiro, o aluno respondia a questões sobre dados demográficos e sobre sua relaçãocom a disciplina de Física; no segundo e no terceiro, questões de conhecimento de Física e sobre estado emocional em três instantes: antes, durante e ao final do teste. Todos os dados foram armazenados no SPSS, cujos recursos utilizamos em todas as análises. Como resultado do estudo, concluímos que a crença de auto-eficácia e aexpectativa antes do teste foram, entre as variáveis motivacionais e emocionais, as variáveis explicativas para o desempenho, controlando-se os fatores demográficos e de aptidão cognitiva. Essas variáveis também mediaram o efeito de outras variáveis motivacionais e demográficas e também da aptidão cognitiva. Sobre as relaçõesrecíprocas entre estados emocionais e o desempenho no teste não identificamos relações de causalidade, mas, sim, correlações entre resultados e valência emocional.
Abstract: Our goal in this work was to investigate the predictive power of affectivefactors, specifically the motivation and emotion, for the results of an assessment of basic knowledge about Physics and, also, the reciprocal relations between emotional state and performance in the test. We assessed a sample of 217 high school students, from a federal public school, controlling the demographic factors and cognitive ability.We adopted a quantitative methodology, using multivariate data analysis strategies with result in the assessment as the dependent variable and motivational, emotional and demographic factors as explanatory variables. Motivational variables used were the beliefs of self-efficacy and value, goal orientation, engagement, importance attributed tointelligence and interest in Physics. The emotional variables were test anxiety, expectation, satisfaction and composite depressed/irritated. The collection of data was done using three questionnaires: the first, with questions about demographic data and relation of the student with Physics; in second and third, questions involving Physics knowledge and emotional state in three moments: before, during and after the test. Alldata collected was stored in SPSS, which resources we used in all analysis. As a result of this study, we concluded that self-efficacy and test expectation were, among the motivational and emotional variables, the explanatory variables for performance, controlling the demographic and cognitive ability. These variables also mediated the effect of other motivational and demographic variables and also the cognitive ability.About reciprocal relations between emotional state and performance in the test, we did not identify causal relations but correlations between results and emotional valence.
Assunto: Física Estudo e ensino
Rendimento escolar
Educação
Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem  
Motivação na educação  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNNN4
Data do documento: 25-Fev-2011
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tesecolegiado.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.