Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNNN4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sergio Luiz Talim | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jordelina lage Martins Wykrota | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Teresa Gonzaga Alves | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jose Francisco Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sergio Dias Cirino | pt_BR |
dc.creator | Jose Luiz Saldanha da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T21:04:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T21:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNNN4 | - |
dc.description.abstract | Our goal in this work was to investigate the predictive power of affectivefactors, specifically the motivation and emotion, for the results of an assessment of basic knowledge about Physics and, also, the reciprocal relations between emotional state and performance in the test. We assessed a sample of 217 high school students, from a federal public school, controlling the demographic factors and cognitive ability.We adopted a quantitative methodology, using multivariate data analysis strategies with result in the assessment as the dependent variable and motivational, emotional and demographic factors as explanatory variables. Motivational variables used were the beliefs of self-efficacy and value, goal orientation, engagement, importance attributed tointelligence and interest in Physics. The emotional variables were test anxiety, expectation, satisfaction and composite depressed/irritated. The collection of data was done using three questionnaires: the first, with questions about demographic data and relation of the student with Physics; in second and third, questions involving Physics knowledge and emotional state in three moments: before, during and after the test. Alldata collected was stored in SPSS, which resources we used in all analysis. As a result of this study, we concluded that self-efficacy and test expectation were, among the motivational and emotional variables, the explanatory variables for performance, controlling the demographic and cognitive ability. These variables also mediated the effect of other motivational and demographic variables and also the cognitive ability.About reciprocal relations between emotional state and performance in the test, we did not identify causal relations but correlations between results and emotional valence. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo, neste trabalho, foi pesquisar o poder preditivo dos fatores afetivos, mais especificamente a motivação e a emoção, para os resultados de uma avaliação dos conhecimentos básicos de Física e, também, as relações recíprocas entre estados emocionais do aluno e o seu desempenho no teste. Avaliamos uma amostra de 217 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal,controlando os fatores demográficos e de aptidão cognitiva. Utilizamos uma metodologia quantitativa, por meio de estratégias de análise multivariada de dados - estatística descritiva, regressão linear, análise fatorial - tendo o resultado na avaliação como a variável dependente e as variáveis motivacionais, emocionais e demográficas como variáveis explicativas. As variáveis motivacionais utilizadas foram as crenças deauto-eficácia e do valor da tarefa, a orientação do objetivo, a importância atribuída à inteligência, o envolvimento e o interesse na disciplina de Física. As variáveis emocionais foram a expectativa antes do teste, a ansiedade, a satisfação e o compósito irritado/deprimido. A coleta de dados foi feita por meio de três questionários: no primeiro, o aluno respondia a questões sobre dados demográficos e sobre sua relaçãocom a disciplina de Física; no segundo e no terceiro, questões de conhecimento de Física e sobre estado emocional em três instantes: antes, durante e ao final do teste. Todos os dados foram armazenados no SPSS, cujos recursos utilizamos em todas as análises. Como resultado do estudo, concluímos que a crença de auto-eficácia e aexpectativa antes do teste foram, entre as variáveis motivacionais e emocionais, as variáveis explicativas para o desempenho, controlando-se os fatores demográficos e de aptidão cognitiva. Essas variáveis também mediaram o efeito de outras variáveis motivacionais e demográficas e também da aptidão cognitiva. Sobre as relaçõesrecíprocas entre estados emocionais e o desempenho no teste não identificamos relações de causalidade, mas, sim, correlações entre resultados e valência emocional. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Expectativa | pt_BR |
dc.subject | Auto-eficácia | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade em teste | pt_BR |
dc.subject.other | Física Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | Influências entre os estados emocionais e motivacionais dos alunose os resultados de testes de Física | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tesecolegiado.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.