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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A relação entre orientação para o mercado, desempenhoorganizacional e a percepção externa de sucesso ou insucessocorporativo: uma análise sobre as instituições de pesquisas tecnológicasbrasileiras
Autor(es): Newton Amaral Paim
primer Tutor: Jose Edson Lara
primer Co-tutor: Evaldo Ferreira Vilela
primer miembro del tribunal : Carlos Alberto Goncalves
Segundo miembro del tribunal: Evaldo Ferreira Vilela
Tercer miembro del tribunal: Luiz Antônio Antunes Teixeira
Cuarto miembro del tribunal: Tarcisio Afonso
Resumen: A orientação para o mercado tem recebido substancial interesse investigativo e editorial nas últimas décadas e ocupado uma posição central na teoria e na prática da estratégia mercadológica. Embora exista na literatura uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria deles tem se baseado na realidade de países industrializados e em empresas com atividades manufatureiras e de prestação de serviços. A pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado voltada para o setor de organizações que não visam necessariamente o lucro continua limitada, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos emergentes, especialmente no Brasil, apesar da ocorrência de modificações e de transformações para melhor no ambiente empresarial das economias em desenvolvimento como a nossa. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, este estudo investigou a sua relação com o desempenho organizacional e com a percepção externa de sucesso ou insucesso nas atividades-fim em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil. Usando técnicas estatísticas uni e multivariadas validaram-se os construtos em relação às formas de aferição utilizadas, obtiveram-se bons índices de ajustamento para a estrutura teórica proposta e confirmaram-se todas as quatro hipóteses e três hipóteses derivadas de pesquisa testadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que a orientação para o mercado em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil mantém uma relação positiva e significativa com o desempenho organizacional das mesmas instituições, sendo que tal associação é nitidamente perceptível por um conjunto de especialistas no setor de Ciência & Tecnologia brasileiro e externo àquelas instituições, ao avaliarem quão bem-sucedidas, ou não tão bem-sucedidas, são as mesmas instituições no desempenho de suas atividades-fim.
Abstract: Market orientation has attracted significant investigative and editorial interest in recent decades and occupied a central position in the theory and practice of marketing strategy. Although the literature features a variety of empirical studies on market orientation, a review of it suggests that the majority of these studies have focused on industrialized countries and companies engaged in manufacturing activities and services supplying. Empirical research in the market orientation field focused on the type of organization that does not necessarily pursue profit remains limited, both in developed countries and emerging markets, particularly Brazil, despite the occurrence of positive modifications and transformations in the business environment in developing economies such as ours. In an attempt to examine the importance of market orientation, this study investigated its relationship with organizational performance and external perceptions of success or failure in Brazilian technological research institutions core activities. Univariate and multivariate statistical techniques were used to validate constructs concerning measurement methods employed, obtain high levels of adjustment to the theoretical structure proposed, and confirm all four hypotheses and the three researchderived hypotheses tested. The results of the research showed that market orientation in technological research institutions in Brazil has a positive and significant relationship with the organizational performance of these institutions, and this association is clearly visible to a group of experts in the Brazilian science and technology field who are external to these institutions, in assessing how successful or unsuccessful these institutions are in carrying out their core activities.
Asunto: Administração de empresas Brasil
Administração mercadologica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8G3MRE
Fecha del documento: 22-nov-2010
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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