Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8G3MRE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Edson Larapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Evaldo Ferreira Vilelapt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee2Evaldo Ferreira Vilelapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Antônio Antunes Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee4Tarcisio Afonsopt_BR
dc.creatorNewton Amaral Paimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:44:39Z-
dc.date.available2019-08-14T07:44:39Z-
dc.date.issued2010-11-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8G3MRE-
dc.description.abstractMarket orientation has attracted significant investigative and editorial interest in recent decades and occupied a central position in the theory and practice of marketing strategy. Although the literature features a variety of empirical studies on market orientation, a review of it suggests that the majority of these studies have focused on industrialized countries and companies engaged in manufacturing activities and services supplying. Empirical research in the market orientation field focused on the type of organization that does not necessarily pursue profit remains limited, both in developed countries and emerging markets, particularly Brazil, despite the occurrence of positive modifications and transformations in the business environment in developing economies such as ours. In an attempt to examine the importance of market orientation, this study investigated its relationship with organizational performance and external perceptions of success or failure in Brazilian technological research institutions core activities. Univariate and multivariate statistical techniques were used to validate constructs concerning measurement methods employed, obtain high levels of adjustment to the theoretical structure proposed, and confirm all four hypotheses and the three researchderived hypotheses tested. The results of the research showed that market orientation in technological research institutions in Brazil has a positive and significant relationship with the organizational performance of these institutions, and this association is clearly visible to a group of experts in the Brazilian science and technology field who are external to these institutions, in assessing how successful or unsuccessful these institutions are in carrying out their core activities.pt_BR
dc.description.resumoA orientação para o mercado tem recebido substancial interesse investigativo e editorial nas últimas décadas e ocupado uma posição central na teoria e na prática da estratégia mercadológica. Embora exista na literatura uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria deles tem se baseado na realidade de países industrializados e em empresas com atividades manufatureiras e de prestação de serviços. A pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado voltada para o setor de organizações que não visam necessariamente o lucro continua limitada, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos emergentes, especialmente no Brasil, apesar da ocorrência de modificações e de transformações para melhor no ambiente empresarial das economias em desenvolvimento como a nossa. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, este estudo investigou a sua relação com o desempenho organizacional e com a percepção externa de sucesso ou insucesso nas atividades-fim em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil. Usando técnicas estatísticas uni e multivariadas validaram-se os construtos em relação às formas de aferição utilizadas, obtiveram-se bons índices de ajustamento para a estrutura teórica proposta e confirmaram-se todas as quatro hipóteses e três hipóteses derivadas de pesquisa testadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que a orientação para o mercado em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil mantém uma relação positiva e significativa com o desempenho organizacional das mesmas instituições, sendo que tal associação é nitidamente perceptível por um conjunto de especialistas no setor de Ciência & Tecnologia brasileiro e externo àquelas instituições, ao avaliarem quão bem-sucedidas, ou não tão bem-sucedidas, são as mesmas instituições no desempenho de suas atividades-fim.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscala MARKORpt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectCiência & Tecnologia (C&T)pt_BR
dc.subjectPainel de especialistaspt_BR
dc.subjectPesquisas tecnológicaspt_BR
dc.subjectOrientação para o mercadopt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresas Brasilpt_BR
dc.subject.otherAdministração mercadologicapt_BR
dc.titleA relação entre orientação para o mercado, desempenhoorganizacional e a percepção externa de sucesso ou insucessocorporativo: uma análise sobre as instituições de pesquisas tecnológicasbrasileiraspt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
d22112010nap.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.