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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A evolução temporal da competência em física escolar e habilidades cognitivas amplas na primeira série do ensino médio
Authors: Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira
First Advisor: Oto Neri Borges
First Referee: Geide Rosa Coelho
Second Referee: Ines Mendes Pinto
Third Referee: Carmen Maria De Caro Martins
Abstract: Esta dissertação relata uma investigação sobre a existência da relação entre a evolução temporal da aprendizagem em física escolar, através da sua representação como competência em física escolar, e seis das habilidades cognitivas amplas do estrato II do modelo de estrutura das habilidades intelectuais humanas, proposto por Carroll (1993). Essa investigação se situa na área temática que investiga a relação entre a aprendizagem escolar e as habilidades cognitivas amplas. Investigaram-se duas questões: (1) a dependência da evolução temporal da competência em física escolar em relação às variáveis demográficas e contextuais e, após controlar para os efeitos de tais dependências, (2) a relação entre a evolução temporal da competência em física escolar e algumas das habilidades cognitivas amplas do estrato II do modelo de Carroll. Para realizar esta investigação utilizaram-se os dados cognitivos dos estudantes obtidos de uma investigação anterior (Gomes, 2010) e dados das avaliações escolares ordinárias existentes nos registros acadêmicos da escola. A partir dos dados das avaliações escolares, de natureza ordinal, construiu-se uma escala intervalar para mensurar a competência em física escolar em três ocasiões distintas durante o ano letivo. Usando-se os resultados dos testes marcadores das habilidades cognitivas do estrato I do modelo de Carroll, construíram-se escalas intervalares (baseadas nos escores padronizados) para as seis habilidades amplas mensuradas pela bateria BaFaCaLo (Gomes, 2010). Construíram-se, também, indicadores dicotômicos ou categóricos para as variáveis demográficas e contextuais. A evolução temporal da competência em física escolar foi analisada utilizando-se o modelo multinível de regressão múltipla, com um nível intra-individual e outro inter-individual. O nível intra-individual mostra que a competência em física escolar de cada estudante varia de forma sistemática e linear com o tempo, além de sofrer variações aleatórias entre as ocasiões. O nível inter-individual, como o intercepto e a inclinação de cada estudante, depende das variáveis demográficas (gênero, idade, e renda familiar), contextuais (freqüência da presença em sala, turma, professor de física, escolaridade do pai e da mãe), e das seguintes habilidades cognitivas amplas: a inteligência fluida (Gf), a inteligência cristalizada (Gc), a habilidade visuo-espacial (Gv), a fluência (Gr), a memória de curto prazo (Gy) e a rapidez cognitiva (Gs). O resultado mostra que, depois de controlado para os efeitos das variáveis demográficas e contextuais, a inteligência fluida e a memória de curto prazo diferenciam os estudantes segundo a sua competência em física no início do ano letivo e que a inteligência fluida influencia a taxa de variação da competência em física escolar ao longo do ano letivo
Abstract: This investigation report relates a research about the existence of relation between temporal evolution of learning in school physics, represented as school physics compentency, and six human intelectual abilities, proposed by Carrol (1993). This investigation is situated in the thematic field in which is studied the relation between school learning and large cognitive abilities. Two questions oriented the research: (1) temporal evolution of school physics dependence with contextual and demografic variables, and after controlling of these dependency effects, (2) relation between temporal evolution of school physics competency and some large cognitive abilities detached from II extract of Carrol model. Student cognitive data obtained from prior investigation (Gomes, 2010) and ordinary school tests results existing in academic school registries constituted the research data. It was constructed an interval scale from school tests results, these of ordinal nature, to measuring school physics compentency in three different occasions during the school year. The cognitive ability marking test results from I extract of Carrol model provided the data to constructing interval scales (based in patterned scores) for six large abilities measured by BaFaCaLo battery (Gomes, 2010). It was also constructed dicotomic or categorical indexes for contextual and demografic variables. The temporal evolution of school physics compentency was analised by multilayered model of multiple regression, with an intra-individual and other inter-individual layers. Intra-individual layer shows school physics compentency of each student varying with time in a linear and systematic form, besides presenting aleatory variation between occasions durint the year. The inter-individual layer, as interception and inclination of each student, shows dependency with demografic variables (gender, age and familiar profits), contextual (presence frequency in class, school class, physics teacher, mother and father schooling) and with these large cognitive abilities: fluid intelligence (Gf), crystallized intelligence (Gc), visual-spatial ability (Gv), fluency (Gr), short-term memory (Gms) and cognitive speed (Gs). After controlling of demografic and contextual variables effects, the result shows fluid intelligence and short-term memory differing students according to their school physics competency in the begining of school year, and fluid intelligence influencing rate of change of school physics compentency during the school year
Subject: Educação
Física (Ensino médio) Estudo e ensino
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MAJZY
Issue Date: 16-Aug-2011
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