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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Transformações empreendedoras no sistema universitário brasileiro: estudo de caso da UFMG
Authors: Tiara Andrade Oliveira Bicalho
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
First Co-advisor: Lin Chih Cheng
Abstract: Esta pesquisa propõe uma análise das transformações empreendedoras ocorridas na Universidade Federal de Minas Gerais diante da incorporação da missão de apoio ao desenvolvimento econômico e social. O objetivo consiste na reflexão sobre os fatores que restringem bem como aqueles que impulsionam esse processo no contexto brasileiro, à luz do conceito de universidade empreendedora proposto na literatura. A análise desses fatores foi orientada por quatro dimensões do modelo conceitual adaptado do estudo de Oshea, Harveen e Allen (2008), sendo elas: 1. aspectos institucionais e culturais da universidade; 2. configurações organizacionais; 3. características do pesquisador/inventor; e 4. aspectos do ambiente. Ao final, foi proposta ainda uma análise de como as práticas de capitalização do conhecimento impactam o desenvolvimento econômico e social da região, bem como nas missões de ensino e pesquisa na universidade. Para a realização da presente pesquisa, de natureza descritiva, utilizou-se o método qualitativo de estudo de caso, tendo como unidade única de estudo a Universidade Federal de Minas Gerais. Identificou-se que a UFMG tem apresentado um aumento das atividades de capitalização do conhecimento, acompanhado pelo surgimento de estruturas de apoio à inovação na universidade e de mecanismos do governo de estímulo a essas práticas. Entretanto, esse é um processo recente, sendo que a superação dos gargalos identificados com relação ao processo de transferência de tecnologia da universidade para o mercado e formação de spin-offs acadêmicos pressupõe um maior amadurecimento dessas estruturas e mecanismos. Foram ainda encontradas evidências da complementaridade entre as práticas relacionadas à missão de apoio ao desenvolvimento econômico e social pela universidade e as funções de ensino e pesquisa, apesar da resistência presente na comunidade acadêmica com relação ao desenvolvimento dessas práticas. A partir dos resultados obtidos, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão das transformações empreendedoras nas universidades brasileiras, cuja literatura ainda é pouco desenvolvida
Abstract: This research intends to analyze the entrepreneurial transformation in Universidade Federal de Minas Gerais as faced by the embodiment of the mission of support to economical and social development. The goal of this work is to reflect on the restrictive factors as well as the driving factors implied in this process in the Brazilian context as enlightened by the concept of entrepreneurial university proposed by the literature. The analysis of those factors was guided by four dimensions of the conceptual model adapted from the study made by O'shea, Harveen and Allen (2008), as follows: 1. institutional and cultural aspects of the university; 2. organizational configurations; 3. characteristics of the researcher/inventor; and 4. environmental aspects. In the end, an analysis was proposed concerning the impact caused by the capitalization of knowledge in the regional economic and social development as well as in the teaching and research missions taken inside the university. This descriptive-based research uses the qualitative method of a case study and its object is the Universidade Federal de Minas Gerais. An increase in the activities related to the capitalization of knowledge was detected in UFMG. This has been followed by the emergence of structures that support innovation and mechanisms developed by the government which encourage these procedures. However, this is a recent process. The overcoming of the barriers identified by the research which are related to the transference of technology from the university to the market and the development of academic spin-offs requires a broader maturation of these mechanisms and structures. Evidences of complementary practices related to the mission of support to the economic and social development by the university and the teaching and research functions were found, in spite of a resistance present in the academic community as related to the development of these practices. The results of this research are expected to contribute to the comprehension of the entrepreneurial transformation of the Brazilian universities whose literature is still underdeveloped
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais
Ensino superior Efeito de inovações tecnológicas
Desenvolvimento econômico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MDFWM
Issue Date: 8-Jun-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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