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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A influência das expectativas de uma professora em relação à aprendizagem da escrita de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social
Autor(es): Miriam Kelly de Souza Venancio Gregorio
Primeiro Orientador: Maria de Fatima Cardoso Gomes
Primeiro membro da banca : Maria Isabel Antunes Rocha
Segundo membro da banca: Martha Lourenco Vieira
Resumo: Esta dissertação busca analisar como as expectativas de uma professora podem interferir no processo de aprendizagem da escrita de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso, realizamos uma pesquisa que fez uso de estudos de casos expressivos de quatro crianças (Kevin, Carlos, Beatriz e Denise), com olhar etnográfico, em uma sala do primeiro ano do primeiro ciclo de uma Escola Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2010 e teve como instrumentos: as gravações em vídeo, as anotações de campo, as entrevistas, a observação participante e a coleta de artefatos. Os princípios teórico-metodológicos adotados baseiam-se na abordagem histórico - cultural fundamentada na teoria sobre o desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005) e nos pressupostos da Etnografia Interacional (GEERTZ,1978; CASTANHEIRA, 2004; GOMES, 2004; GREEN, DIXON e ZAHARLICK, 2005), que tem como complemento os princípios teórico-metodológicos da Antropologia Cognitiva, da Sociolinguística Interacional e da Análise Crítica do Discurso. Além disso, tivemos como base os estudos sobre alfabetização e letramento (SOARES, 2003; SOARES e BATISTA, 2005; ROJO, 2009) e a teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin (1992). As interações e as mediações vivenciadas nos permitiram concluir que as expectativas da professora em relação aos alunos oriundos de situação de vulnerabilidade social foram construídas com base nas informações fornecidas pelos professores de anos anteriores, na fama da escola onde a criança realizou a educação infantil, no ritmo de aprendizagem apresentado pelos alunos, no envolvimento e na interação ocorridos em sala de aula e no apoio familiar. Pudemos constatar, também, que os processos de construção das expectativas da professora não são estáticos, eles se modificam à medida que os alunos respondem ou não às expectativas de aprendizagem estabelecidas por ela desde o início do ano letivo
Abstract: This dissertation aimed to analyze how the expectation of a teacher might interfere with the learning process of writing of students who live in a situation of social vulnerability. In order to do so, it was conducted a research that used the studies of four children telling cases (Kevin, Carlos, Beatriz, and Denise), with an ethnographic perspective, in a first year Elementary classroom of a municipal school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The data collection was performed during the year of 2010 and it had as tools: video recordings, field notes, interviews, participant observation and artifacts collection. The theoretical and methodological principles adopted are based on a Historical and Cultural approach based on Lev S. Vygotskys theory of human development (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES AND MONTEIRO, 2005) and on the assumptions of Interactional Ethnography (GEERTZ,1978; CASTANHEIRA, 2004; GOMES, 2004; GREEN, DIXON AND ZAHARLICK, 2001) that are complemented by the theoretical and methodological principles of Cognitive Anthropology, Interactional Sociolinguistics and Critical Discourse Analysis. In addition, this work was also based on studies about literacy (SOARES, 2003; SOARES AND BATISTA, 2005; ROJO, 2009) and Bakhtins enunciative language theory. The experienced interactions and mediations allowed the conclusion that the teacher's expectations in relation to those students that came from a situation of social vulnerability were built based on information provided by teachers who thought in previous years, on the "reputation" of the school where the child concluded Preschool, on the learning pace presented by the students, on the involvement and interaction occurred in the classroom and on the familys support. It was also observed that the processes of construction of the teachers expectations are not static, they change to the extent in which the students respond or not to the learning expectations established by her since the beginning of the school year
Assunto: Sociologia educacional
Educação
Letramento
Escrita Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Alfabetização
Crianças socialmente desajustadas Educação
Crianças Condições sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MHHRY
Data do documento: 24-Ago-2011
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