Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MJHQ7
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Authors: Esdras Garcia Alves
First Advisor: Helder de Figueiredo e Paula
First Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Second Referee: Adelson Fernandes Moreira
Abstract: Este trabalho investiga o fenômeno da multimodalidade, tal como ele se manifesta nos textos sobre o efeito fotoelétrico (EF) dos livros de Física selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Mais especificamente, fazemos aqui uma análise de como os autores desses livros empregam diferentes modos de comunicação na elaboração de textos sobre o EF, de modo a atingirem determinados objetivos retóricos ligados à descrição, explicação, injunção, definição, exemplificação e narração de objetos de conhecimento das ciências. O referencial teórico adotado para efetivar a análise dos textos selecionados está baseado na semiótica social, que considera que os modos de comunicação não significam per si, pois, a produção de sentidos advém da inserção do enunciador e do enunciatário em uma determinada cultura e em um determinado conjunto de práticas sociais. Além disso, esse referencial admite que, tanto a comunicação, quanto o pensamento humano, são inerentemente multimodais. A história do desenvolvimento cultural dos modos de comunicação e pensamento utilizados em uma dada cultura, bem como a materialidade dos meios por meio dos quais eles se manifestam (sons, gestos, imagens e símbolos registrados em diferentes suportes)levam a uma especialização funcional dos modos. Isso significa que alguns modos são mais adequados para mediar o pensamento e a comunicação de determinados tipos de objetos de conhecimento que outros. Além disso, na produção de uma enunciação, os diferentes modos sempre são selecionados e integrados uns aos outros por um enunciador, a partir das representações que ele tem do enunciatário e do objetivo retórico que orienta sua iniciativa de comunicação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos uma análise de textos sobre o EF presentes em dois livros didáticos de Física. A restrição a dois livros se justifica pelo nível de detalhamento da análise que realizamos. Esse nível é necessário para que se possa antecipar o trabalho semiótico que um leitor precisa realizar em sua busca pelasignificação dos textos. Ao comparar os dois textos escolhidos, procuramos mostrar como a orquestração dos modos verbal e não-verbal depende das intenções retóricas que movem o autor/enunciador na elaboração de um texto que, em seu ponto de vista, é coeso e coerente. Vislumbramos com esse trabalho oferecer uma oportunidade de reflexão para professores e produtores de materiais didáticos que lidam com textos didáticos de ciências. Esses textos são essencialmente multimodais e, por essa razão, professores e produtores de materiais didáticos precisam aumentar sua compreensão sobre a complexidade do trabalho semiótico realizado pelos estudantes, leitores dos textos didáticos multimodais, confrontados com a tarefa de interpretar esse gênero textual
Abstract: This work investigates the phenomenon of multimodality, as it manifests itself in the texts on the photoelectric effect (PE) in physics textbooks recommended by the National Textbook Program of the Brazilian Education Ministry - PNLD/MEC. More specifically, here we analyze how the authors of these books employ different verbal and nonverbal modes in the elaboration of texts on the PE in order to achieve certain rhetorical goals related to the description, explanation, injunction, definition, exemplification and narration of objects of knowledge of the sciences. The theoretical framework adopted in order to carry out the analysis of selected texts is based on social semiotics for which the modes of communication do not mean per se. The production of meaning comes from the insertion of the enunciator and enunciatee in a specific culture and set of social practices. In addition, this framework admits that both the communication and the human thought are inherently multimodal. The history of cultural development of thought and communication modes in a specific culture, as well the materiality of the means by which they manifest themselves (sound, gestures, images and symbols recorded on different media), lead to a functional specialization of modes. This means that some modes are better suited to mediate thethought and the communication of certain types of objects of knowledge than others. In addition, during the production of an enunciation different modes are used, selected and integrated with each other by an enunciator from the representations that he has from the rhetorical enunciatee and purpose that guides his/her communication initiative.Based on these theoretical assumptions, we analyze texts on the PE present in two textbooks of physics. The restriction to two books is justified by the level of detailed analysis that we perform. This level is necessary so that we can anticipate the semiotic work that a reader needs to do in their quest for meaning of texts. By comparing the two texts chosen, we show how the orchestration of the verbal and non-verbal mode intentions depends on the rhetorical move that the uthor/enunciator in the elaboration of a text, that in his view, is cohesive and coherent.From this work we look forward to providing an opportunity for reflection, for teachers and producers of didactic materials that deal with science textbooks. These are essentially multimodal texts, and for this reason, teachers and producers of didactic materials need to increase their understanding of the semiotic complexity of the work done by students, readers of multimodal textbooks, faced with the task of interpreting this genre
Subject: Educação
Semiótica
Física Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MJHQ7
Issue Date: 30-Aug-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_esdrasgarcia.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.