Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MRGH8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Joao Bosco Leopoldino da Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Amanda Flavio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Giovani Clarkpt_BR
dc.creatorDanilo Ferraz Cordovapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T20:01:34Z-
dc.date.available2019-08-13T20:01:34Z-
dc.date.issued2011-07-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MRGH8-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the effects that resale price maintenance in distribution contracts may cause in the market. In the first chapter, this work explains how economic agents flow off their products to market, either in a direct way, through vertical integration, or in an indirect way, in which case the distribution contract shall be analyzed, distinguishing itself from the other sorts of contracts. The second chapter is dedicated to the vertical agreements and vertical restrictions, as well as to intra and interbrand competition and price and nonprice competition. Next, the research broaches the Economic Analysis of Law and the efficiencycriterion, according to Vilfredo Pareto, Nicholas Kaldor and J. R. Hicks. Resale price maintenance in all its species fix, minimum, maximum and suggested as well as its positive and negative possible effects will also be taken under consideration. In the last chapter, this study analyses following decisions: 1. Supreme Court of the United States ofAmerica - from Dr. Miles to Leegin cases; 2. European Commission, as well as its bloc exemption Regulations and 3. Administrative Council for Economic Defense - CADE and Judiciary Power in Brazil. After all these considerations, this research comes up to a critical overview of the Brazilian application of rules concerning resale price maintenance. This study also concludes that such a vertical restriction must not be considered per se illegal bringing up the necessity to examine its reasonableness case by case.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é a análise dos efeitos que a delimitação de preço de revenda nos contratos de distribuição pode causar no mercado. O trabalho foi dividido em quatro capítulos. O primeiro discorre sobre a forma como o agente econômico escoa sua produção,seja na forma direta, através da integração vertical, ou na indireta, em que será analisado o contrato de distribuição, diferenciando-se este das demais formas contratuais existentes. O segundo capítulo é dedicado aos acordos verticais e às restrições verticais, bem como àsformas concorrências existentes, quais sejam, a entremarcas e a intramarca, pelo preço e pelo não preço. No terceiro, a pesquisa aborda a Análise Econômica do Direito e o critério da eficiência de acordo com Vilfredo Pareto e Nicholas Kaldor e J. R. Hicks. A delimitação depreço de revenda em todas as suas espécies fixa, mínima, máxima e sugerida bem como os possíveis efeitos positivos e negativos também serão objeto de estudo. No último capítulo, o objeto de análise será a jurisprudência da Suprema Corte Norte-Americana, desde o caso Dr. Miles até o caso Leegin, da Comissão Europeia, assim como seus Regulamentos de isenção por categoria, e a do Brasil, tanto perante o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) quanto perante o Poder Judiciário. Por fim, após compreender do instituto darestrição vertical e seus efeitos, e analisar a evolução jurisprudencial nos Estados Unidos e na União Europeia, poderemos apresentar um posicionamento crítico em relação à aplicação da delimitação de preço de revenda no Brasil, bem como afirmar que essa restrição vertical nãodeve ser considerada ilícita per se, sendo necessário verificar sua razoabilidade no caso concreto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectconcorrência pelo preço e pelo não preçopt_BR
dc.subjectDelimitação de preço de revendapt_BR
dc.subjectcontrato de distribuiçãopt_BR
dc.subjectconcorrência entremarcas e intramarcapt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.titleA delimitação de preço de revenda nos contratos de distribuiçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final.pdf562.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.