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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A vivência do outro em Edmund Husserl
Autor(es): Claudia Coscarelli Salum
Primeiro Orientador: Miguel Mahfoud
Primeiro membro da banca : Cristiano Roque Antunes Barreira
Segundo membro da banca: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Resumo: A concepção do eu como livre-pensamento, própria da modernidade, revela uma relação entre o eu e o mundo, em que o eu é aquele que consegue se apropriar dos mistérios da realidade natural ou, ainda, que é capaz de interferir, alterar e gerar realidades sociais. Essa novaconfiguração da relação entre o eu e o outro nos apresenta, por um lado, um sujeito com o seu campo de ação esvaziado de sentido, por outro, a objetivação da vivência do outro na experiência da pessoa. Essa pesquisa tem como objetivo identificar como surge a vivência dooutro na experiência da pessoa através da fenomenologia de Edmund Husserl. Tomamos a vivência do outro como fenômeno a ser pesquisado nesse trabalho e identificamos reflexões que propõem novas formas para essa vivência, a partir da dimensão da intersubjetividade. Adentramos o campo da Psicologia Social e destacamos a vertente da Psicologia da Cultura e da Fenomenologia, como uma referência teórica central no estudo desta vivência. Realizamos uma pesquisa teórica de cunho fenomenológico, a partir das seguintes obras selecionadas intencionalmente: Meditações Cartesianas: introdução à fenomenologia e Idéias para umafenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura, nas quais evidenciamos a possibilidade de uma reflexão sistemática capaz de nos levar à experiência vivida. Ao longo de nossas análises, reconstruímos o modo como surge a vivência do outro, a partir das indicações encontradas nas obras de Husserl. Descrevemos o percurso da experiência do sujeito que realiza a vivência do outro, apontando elementos fundamentais para a compreensão do surgimento dessa vivência. Na dinâmica, entre o eu e o outro, identificamos que o aprofundamento da percepção de si mesmo coincide com o reconhecimento de uma abertura constante perante o outro e definimos quatro momentos em que essa vivência emerge, são estes: a experiência do mundo, uma pergunta sobre o mundo, o sentido do mundo e o valor do mundo. Adentramos o campo fenomenológico para problematizar as divergências teóricas presentes no tema da vivência do outro e identificamos a especificidade da análise husserliana em relação a alguns autores que compõem o campofenomenológico. Consideramos a relevância de conhecermos a posição de Husserl, baseada no método fenomenológico, não só pelo seu pioneirismo, mas para que possamos colher as intuições levadas adiante por tantos outros filósofos. Nesse campo encontramos aindaalgumas objeções à vivência do outro na fenomenologia de Husserl filosofia do mesmo, idealismo e solipsismo que contribuem para a construção de um diálogo, no qual problematizamos questões teóricas fundamentais à compreensão do tema do outro. Finalmente, explicitamos o encontro com a vivência do outro na experiência da pessoa, de forma a permanecermos continuamente abertos, elaborando constantemente os elementos que se apresentam nessa vivência. Concluímos nossa investigação reconhecendo que acompreensão do processo de dupla constituição entre alteridade e subjetividade contribui para as reflexões sobre possibilidades da vivência do outro no campo da subjetividade. Constatamos que no encontro entre o eu e o outro emerge um valor em comum, vivido no atode dar-nos conta da nossa existência enquanto uma existência partilhada. O interesse pela afirmação dessa experiência se renova em cada ato de liberdade, permitindo que aspiremos a uma vida segundo critérios éticos.
Abstract: The conception of the self as freethought, typical of the modernity, presents a relationship between the self and the other in which the self is the one able to appropriate realitys mysteries or, still, the one able to interfere, to change and to create social realities. This new configuration of the relationship between the self and the other reveals to us, on one side, the subjects act empty of meaning, on the other side, the objectification of the lived experience of the other in the persons experience. This research has as its objective identifying how thelived experience of the other appears in the persons experience, through Edmund Husserls phenomenology. We adopted the lived experience of the other as a phenomenon to be researched in this work and we identified some reflections that propose new ways for thislived experience, from the intersubjectivity dimension. Investigating the Social Psychology field, we chose the Psychology of the Culture's perspective and the Phenomenology theory, as a theoretical reference essential to the study of this lived experience. We did a theoreticalresearch phenomenologically oriented, using two texts, chosen intentionally: Cartesian Meditations: An Introduction to Phenomenology and Ideas Pertaining to a Pure Phenomenology and to a fhenomenological Philosophy - First Book in which we noted thepossibility of a systematic reflection capable of leading us to the lived experience. Through ours analyzes, we reconstructed the way how the lived experience of the other appears, through the indications found in Husserls texts. We described the path of the lived experienceof the other in the subjects experience, showing fundamental elements to the comprehension of the way this experience occurs. In the dynamic, between the self and the other, we identified that to deep in the self perception coincides with the recognition of a constantopenness to the otherness and we defined four moments that this event happens, that are: the experience of the world, a question about the world, the meaning of the world and the value of the world. We entered the phenomenological field problematizing the theoretical differencesabout the theme of the lived experience of the other and we identified the specificity of Husserls analyzes when compared to others authors of the phenomenological field. We considered the relevance of knowing Husserls position, based in phenomenologys method,not only because of his pioneering theory, but to collect the intuitions followed by so many others philosophers. Still on that field, we could find some objections to the lived experience of the other in Husserls phenomenology philosophy of the sameness, idealism andsolipsism that contributed to the construction of a dialogue, through which we discussed some fundamental theoretical aspects to the comprehension of the theme of the other. Finally, we discussed the encounter with the lived experience of the other in the persons experience, so that we can be continually open, constantly elaborating the elements that are presented in this lived experience. We concluded our investigation recognizing that the comprehension of the process of double constitution between subjectivity and otherness contributes to thereflections about the possibilities of the lived experience of the other in the subjectivity field. We noted that in the encounter between the self and the other appears a joint value, lived in the act of realizing that our existence is in fact a shared existence. The interest in theaffirmation of this experience renews itself in every act of freedom, allowing us to desire a life directed by ethical criteria.
Assunto: Husserl, Edmund, 1859-1938
Fenomenologia
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MXHSW
Data do documento: 18-Mar-2011
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