Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NWGJP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A durabilidade da carroceria de um veículo de passeio simulada no laboratório
Autor(es): Samuel Elias Ferreira
Primeiro Orientador: Alexandre Queiroz Bracarense
Primeiro membro da banca : Ernani Sales Palma
Segundo membro da banca: Roberto Marcio de Andrade
Terceiro membro da banca: Flávio Antônio Cotta Vidal
Resumo: Os ensaios de durabilidade fazem parte do processo de desenvolvimento de um produto, tendo como objetivo submetê-lo às condições de serviço e avaliar seu comportamento funcionalpara um tempo especificado. Ao longo dos anos, esses ensaios, inicialmente realizados em vias públicas, migraram para campos de prova; especialmente projetados para reproduzir determinadas condições de utilização e finalmente para o ambiente de laboratório. Embora seja uma aproximação da realidade, os ensaios no laboratório são desenvolvidos para a validação de componentes ou sistemas tendo como principais vantagens a redução do tempo de execução, aumento da segurança e maior controle das variáveis de influência. A FIATdesenvolve no Brasil ensaios acelerados de durabilidade em simuladores desde 1998 em paralelo com os ensaios utilizando as estradas para a validação do projeto de componentes de carroceria. Contudo em regiões da carroceria como nas fixações do sistema de escapamento e da suspensão do sistema de motor e câmbio foram verificadas divergências entre os resultados encontrados na estrada e no laboratório inviabilizando a validação completa da carroceria emlaboratório. Esse trabalho possui dois objetivos, sendo o primeiro analisar a dinâmica vibracional do conjunto motor/transmissão e escapamento relacionando-os com os esforços induzidos à carroceria e o segundo a avaliação da severidade de um ensaio de durabilidadepara essas regiões utilizando dois simuladores de estrada. Para o desenvolvimento foram coletados sinais de força, aceleração, temperatura e deformação em pontos específicos do veículo nos percursos de durabilidade da FIAT. Esses sinais foram pós-processados, analisados e posteriormente reproduzidos nos simuladores de estrada. Um dos resultados foi a constatação da possibilidade de validação das fixações do sistema de escapamento nolaboratório. Esse estudo ainda trata dos principais esforços induzidos a carroceria servindo como base para o desenvolvimento de ensaios acelerados para seus componentes e sistemas
Abstract: Durability tests are part of the experimental development of a product aiming to submit it to the service conditions by evaluating their performance for a specified time. Over the years, these tests initially conducted on public roads have migrated to proving grounds speciallydesigned to reproduce certain service conditions and finally to the lab environment. Although it is an approximation of reality, the laboratory tests are developed for the validation of components and systems with the main advantages the time reduction, increased security and greater control of variables of influence. FIAT develops in Brazil accelerated durability tests on simulators since 1998 in parallel with road tests, in order to validate the design of body components. However in regions of the body as the attachment points of the exhaust system and engine mounts were found discrepancies between the results found on the road and the lab, which makes it impossible to complete validation of the body in the laboratory. The aim of this study was first analyze the vibration dynamics of the whole engine and exhaust relating them to the loads induced to the body and also verify the severity of an endurance test forthese regions using two road simulators. For the development were collected force, acceleration, temperature and strain data at specific points into the FIAT durability roads. These signals were editing, analyzed and further reproduced at the road simulators. One of the results was the recognition of the possibility of performing tests in order to validation theexhaust attachment points at lab. This study also discuss about the main efforts induced to the body vehicle that can be used for development of accelerated tests of its components and systems
Assunto: Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NWGJP
Data do documento: 21-Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_samuel_vers_o_final.pdf9.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.